2018 chegou e está na hora de você se programar para atingir suas metas comerciais em um ano difícil.

Eleições presidenciais mais polêmicas da história, inúmeros feriados em dias úteis, Copa do Mundo e isso só para dar alguns exemplos de como 2018 será desafiador para profissionais de vendas B2B bater metas mais agressivas em menos dias.

Você percebeu que este será um dos anos com menos dias úteis dos últimos tempos?

Dos 260 dias úteis previstos em um ano, teremos 13 feriados em dias de semana que, somados às prováveis “enforcadas”, poderão se tornar 19 dias úteis a menos, o equivalente a praticamente um mês inteiro de feriados.

Some a isso todo o potencial que tanto a Copa do Mundo quanto as Eleições e suas incertezas possuem para concentrar para si todas as atenções e atrasar negócios. Como resultado temos aí um grande desafio para vendas no ano de 2018.

Essa é uma forte razão para que o ano de 2018 procure ser garantido já no primeiro semestre

Definir metas ousadas e batê-las antes da Copa e Eleições será fundamental. E isto requer planejamento, termo tão chato quanto importante, pois metas não se definem nem se conquistam sem planejamento.

Planejar nada mais é do que parar para pensar:

  • Onde sua empresa quer chegar este ano?
  • Quanto precisa faturar e vender?
  • Onde a empresa está agora e o que é preciso fazer para chegar lá?

O gestor que reserva o tempo adequado para fazer estes simples exercícios será capaz de desdobrar os objetivos do ano em subetapas que fatalmente culminam em metas para cada área, principalmente a área comercial.

Por exemplo:

  • Faturamento desejado para 2018
    • Faturamento por trimestre
      • Receita de vendas
        • Quantidade de Oportunidades necessária
          • Quantidade de Leads necessária

Vendas, o motor de crescimento de qualquer negócio, precisa não só de motivação, metas agressivas e cada vez mais tecnologia. O mais básico e importante, o combustível ou alimento de vendas, são os LEADS.

A prospecção ativa, ou outbound marketing, é uma dessas estratégias que toda empresa deveria estar realizando. Isto porque possui vantagens que não se pode ignorar:

  • Geração de resultados de curto prazo
  • Leads melhores pois você escolhe os seus clientes
  • Vendas 3 a 10x maiores

Se sua empresa já realiza prospecção ativa, como pretendem acelerar ao máximo esta estratégia em 2018?

Se ainda não realizam, o que falta para desenvolver este novo canal de geração de leads neste ano?

A Econodata é a mais completa plataforma de prospecção do mercado. Com ela, é possível pesquisar e segmentar todas as empresas do Brasil por setor, região e porte, entre mais de 20 filtros, além de contatar e qualificar os leads dentro da própria ferramenta.

Como a prospecção ativa está inserida no seu planejamento de 2018?

VAMOS BATER ESTAS METAS JUNTOS?

 

Veja abaixo o Calendário de 2018 com feriados, Copa do Mundo e eleições:

01/jan segunda-feira Confraternização Universal
12/fev segunda-feira Carnaval
13/fev terça-feira Carnaval
30/mar sexta-feira Paixão de Cristo
21/abr sábado Tiradentes
01/mai terça-feira Dia do Trabalho
31/mai quinta-feira Corpus Christi
17/jun domingo Copa: Brasil x Suíça
22/jun sexta-feira Copa: Brasil x Costa Rica
27/jun quarta-feira Copa: Brasil x Sérvia
02/jul segunda-feira Copa: Brasil nas Oitavas (se 1º no grupo)
03/jul terça-feira Copa: Brasil nas Oitavas (se 2º no grupo)
06/jul sexta-feira Copa: Brasil nas Quartas (se 1º no grupo)
06/jul sexta-feira Copa: Brasil nas Quartas (se 2º no grupo)
10/jul terça-feira Copa: Brasil nas Semi-finais (se 1º no grupo)
10/jul terça-feira Copa: Brasil nas Semi-finais (se 2º no grupo)
15/jul domingo Copa: Final
07/set sexta-feira Independência
07/out domingo Eleições: 1º turno
12/out sexta-feira Nossa Senhora Aparecida
02/nov sexta-feira Finados
28/out domingo Eleições: 2º turno
15/nov quinta-feira Proclamação da República
20/nov terça-feira Consciência Negra
25/dez terça-feira Natal