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Gestão de equipe de alta performance no trabalho remoto: desafios e estratégias

Não se gerencia o que não se mede. Não se mede o que não se define. Não se define o que não se entende e não há sucesso no que não se gerencia“. Essa frase icônica de William Edwards Deming repercute especialmente em ambientes de trabalho remoto, onde a gestão eficaz de uma equipe se torna um desafio ainda maior.

Neste artigo, vamos compartilhar os melhores caminhos e boas práticas de mercado para criação de processos que sustentem a confiança e o respeito mútuo entre lideranças e liderados, além da motivação para se alcançar a alta performance.

O contexto atual: trabalho remoto e seus desafios

Com a ascensão do trabalho remoto, impulsionado pela pandemia de COVID-19, surgiram novos desafios para a gestão de equipes.

Pesquisas mostram que 85% dos líderes não confiam plenamente no desempenho de seus colaboradores nesse modelo, enquanto 2 em cada 5 trabalhadores remotos consideram mudar de emprego caso o trabalho volte a ser presencial.

Como garantir alta performance no trabalho remoto?

A resposta para esta pergunta vai envolver a adoção de práticas e estratégias que promovam a confiança, o respeito mútuo e a motivação. 

Um estudo realizado pelo professor, escritor de vendas e colunista da Harvard Business Review, Steve W. Martin, identificou 15 diferenças significativas entre empresas de alta performance em vendas e as demais, destacando cinco delas:

1. Avaliam sua organização de vendas muito melhor

Profissionais de empresas de alta performance avaliaram o processo de vendas de suas empresas como “excelente”, o dobro de vezes que os profissionais das demais empresas fizeram o mesmo.

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2. Possuem um processo de vendas mais estruturado

Metade dos profissionais das empresas de alta performance confirmaram que possuem um processo de vendas monitorado de perto, rígido ou automatizado. Nas empresas de baixo desempenho, isso aconteceu apenas 28% das vezes.

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3. Responsabilizam mais a equipe pelos resultados

Na sua empresa, os vendedores são consistentemente avaliados em relação às suas metas e responsabilizados pelos seus resultados? Vinte e nove por cento dos vendedores das empresas de alto desempenho concordaram fortemente com esta afirmação, contra 13% nas de baixa performance.

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4. Não têm medo de aumentar as metas ano após ano

Nas empresas de alta performance, as metas subiram em mais de 80% dos casos. Já nas de baixo desempenho, as metas subiram em menos de 40% das vezes.

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5. Demitem mais rápido vendedores de baixa performance

Vendedores de baixa performance foram demitidos já no primeiro trimestre: foi o que 18% dos profissionais das empresas de alta performance afirmaram. Já nas empresas de média e baixa performance apenas 2% e 5% respectivamente fizeram essa mesma afirmação.

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Este estudo comprova o que bons gestores já sabem intuitivamente: as melhores empresas possuem líderes que monitoram a performance do time de perto e estabelecem processos que todos seguem.

Estratégias práticas para gestão de equipe remota

Existem algumas práticas que podem melhorar a gestão de uma equipe remota:

Manter comunicação efetiva

É fundamental para garantir que todos estejam alinhados com os objetivos e as expectativas.

Estabelecer metas claras

Definir metas claras e alcançáveis ajuda a manter a equipe focada e motivada.

Estimular feedback construtivo

Fornecer feedback com regularidade ajuda a identificar áreas de melhoria e reconhecer conquistas.

Preservar flexibilidade e empatia

Ser flexível com horários e circunstâncias pessoais dos colaboradores, demonstrando empatia e compreensão.

Ferramentas tecnológicas para gestão remota

Além das práticas mencionadas ao longo deste artigo, as ferramentas tecnológicas surgem como fortes aliadas para quem precisa fazer a gestão remota de equipes. Confira abaixo algumas sugestões:

  • Plataformas de videoconferência: Para reuniões virtuais e comunicação 1:1.
  • Softwares de gestão de projetos: Para acompanhar o progresso das tarefas e projetos.
  • Ferramentas de colaboração on-line: Para facilitar o trabalho em equipe e o compartilhamento de documentos.

Não há sucesso no que não se gerencia

Em um cenário onde o trabalho remoto se torna cada vez mais comum, a gestão de equipe de alta performance é fundamental para o sucesso das empresas. 

Por isso, adotar práticas e estratégias que promovam a comunicação efetiva, o estabelecimento de metas claras e o uso adequado de ferramentas tecnológicas podem fazer toda a diferença.

Afinal, como diz o famoso pensamento do professor Deming, que abriu este artigo, não há sucesso no que não se gerencia.

[EXTRA] Gestão de equipe de alta performance no modelo remoto

A Econodata surge como um bom caso de sucesso nesta área, pois adotou o modelo de trabalho remoto em meados de 2020 e, desde então, vem colhendo resultados expressivos com a estratégia adotada.

“Confesso que, no início, foi bastante desafiador! Precisei estudar métodos e metodologias para criar uma cultura forte orientada a resultados. Desde então, seguimos batendo recorde de resultados e tenho certeza que meu time está muito bem preparado para seguir com os nossos próximos desafios”, revela Paulo Krieser, CEO da Econodata.

Em edição do podcast Roda da Prospecção, Paulo recebeu Alberto Lopes, Chief Sales Officer – CSO da Sólides Tecnologia, e Sylvia Hartmann, CEO da Remota, para compartilhar as melhores práticas sobre como garantir uma gestão eficiente de equipes no modelo remoto. 

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