Todo empreendedor tem um desafio grande pela frente, que é o de vender. A tarefa de atingir o sucesso no processo de vendas é bastante desafiadora e deve sempre ser enxergada com base nos conceitos de organização e disciplina, os mesmos empregados no processo produtivo, que engloba geração de leads, oportunidades, ciclos de vendas e prospects.

A melhor forma de garantir sucesso no processo de vendas é adotar o conceito de qualidade total em cada ciclo da negociação. Isso evita a geração de gargalos e garante um processo contínuo. A Econodata, especialista no fornecimento de dados financeiros, quer que você melhore cada vez mais o seu processo de vendas e, para isso, lista alguma dicas que certamente serão úteis para sua empresa. Confira!

1. Defina seu mercado-alvo

É fundamental fazer a determinação do mercado-alvo da sua empresa. Se bem definidos, os esforços de customização e geração de leads terão muito mais sucesso, deixando o processo automático e replicável depois de ser aprendido.

Depois que você adquirir todo o expertise com esse público-alvo, é possível conquistar novos mercados. Mire-se nos games lúdicos, em que é preciso dominar um território para, depois, investir em outros.

2. Qualifique suas oportunidades

Um processo de vendas de sucesso é aquele em que o vendedor detecta as oportunidades ruins e as descarta prontamente, evitando que seja gasto tempo com ações que não resultarão em vendas concretas.

Outro ponto importante é entender o que o cliente deseja. Procure compreender o que fará com que ele queira seu produto ou serviço. Assim, você conseguirá definir corretamente seu mercado-alvo e qualificar suas oportunidades.

3. Acompanhe a evolução das oportunidades no “funil de vendas”

Nessa fase das vendas é fundamental que você acompanhe a evolução das oportunidades, seja por meio de um controle interno ou pela adoção de uma ferramenta de CRM. Esse controle permitirá que você, ao longo do tempo, adquira um conhecimento precoce, que facilitará na hora de detectar desvios precocemente.

4. Reúna fatos para embasar suas descobertas

Procure adquirir um “processo industrializado” de vendas, que permitirá o controle adequado da performance da empresa e da equipe comercial. Se um vendedor ou a equipe de vendas apresentar um problema ou desculpa para justificar os resultados fracos você terá métricas e fatos para contra-argumentar e mostrar com dados concretos o que deu errado.

5. Pare de vender diretamente e ofereça menos opções

Pode parecer estranho, mas sabia que tirar o foco apenas das vendas faz com que você venda mais? Quando as pessoas sentem que são vistas como alvo na hora de vender, geralmente, reagem de forma negativa. Por isso, procure manter o foco em ajudar seus prospects a atingir seus objetivos e concretizar seus negócios antes de fechar uma venda.

Restringir as opções também melhora o processo de vendas. Quanto mais você aumenta a complexidade das decisões, mais você diminui a chance de fechar negócio. Por isso, ofereça menos opções a seus prospects, que terão menos dilemas na hora de se decidir. Lembre-se: simplificar é a chave para fechar um negócio.

6. Para conseguir contratos maiores, comece menor

Se você tenta começar com uma venda grande e complexa, saiba que os processos serão mais árduos, custosos e difíceis de serem aprovados. Por isso, reduza o risco começando pequeno e ampliando suas capacidades. Você verá como ficará mais fácil para crescer depois.

7. Não se desaponte com os fracassos

Nas vendas não existem falhas, apenas algumas oportunidades para aprender, crescer e experimentar. Tenha em mente que erros são inevitáveis, então não espere até isso acontecer para mudar a direção ou adotar novos hábitos nas vendas.

Seguir algumas regras básicas garantem que você aumente o sucesso nas vendas e consiga mais qualidades nos processos. Lembre-se que estar em constante mudança e aberto às novidades é fundamental para que sua empresa se adapte às alterações do mercado e sobreviva em um ambiente tão competitivo.