Encontre neste artigo as melhores ferramentas para vendas e prospecção B2B do mercado.


Independente do segmento de atuação ou porte da sua empresa, é fato que existe uma grande dificuldade na aquisição de novos clientes. 

Isso ocorre porque a prospecção sempre foi um trabalho extremamente braçal e cansativo.

Em um mercado cada vez mais competitivo, encontrar novos clientes realmente é uma tarefa desafiadora até mesmo para os profissionais mais experientes.

Mas felizmente, com os avanços da tecnologia e o surgimento de novas ferramentas, hoje em dia podemos contar com diversas soluções que facilitam muito na hora de prospectar novos clientes. 

Por isso neste post resolvemos listar as melhores ferramentas que realmente podem mudar a forma de fazer vendas através da prospecção ativa na sua empresa.

Findthatlead

O Find That Lead é uma ferramenta que te ajuda a encontrar os e mails corretos de prospects usando como regra principal o site da empresa que ele trabalha.

Se você souber o nome e o sobrenome da pessoa que quer encontrar, vai com certeza facilitar bastante nessa busca pelo e-mail correto para realizar Cold E-mail. 

Hunter .io

O hunter.io também tem como objetivo encontrar e-mails com facilidade. 

Ele possui uma extensão do Chrome que ao visitar o site da empresa que você está prospectando ele já apresenta quais e-mails estão relacionados aquela URL.

A versão gratuita é de apenas 100 contatos capturados por mês.

LinkedIn

Falando em LinkedIn, essa rede social tem um papel muito importante em prospecção B2B, justamente por ter uma base de contatos ligados a determinadas empresas, com o nome, cargo e características das pessoas que trabalham nelas.

Em relação a quantidade de empresas, o Linkedin possui uma grande limitação, oferecendo dados apenas de 600 mil empresas, enquanto a plataforma da Econodata, por exemplo, oferece praticamente todas as empresas do Brasil, em torno de 20 milhões. 

Mas se você pretende investir um pouco mais no LinkedIn como sugiro fazer um upgrade para a conta premium utilizando o Linkedin Sales Navigator que é a ferramenta de prospecção do próprio LinkedIn, ela conta com diversas funcionalidades para que você possa usar essa rede social em busca dos clientes ideais para o seu negócio.

Meetime

O Meetime é uma plataforma completa para Inside Sales. 

O software é utilizado para estruturar um processo de prospecção. Nele é possível criar cadências de atividades para seguir um fluxo pré-definido com o objetivo de aumentar as chances de contatos com os prospects.

Podemos também dizer que é um sistema voltado para a otimização de atividades de vendas com base em três pilares: prospecção, comunicação, gestão e funciona muito bem como um pré-CRM. 

Econodata

Para empresas exigentes e com processo bem definidos, temos como uma das principais ferramentas para vendas e prospecção B2B, a Econodata. 

A plataforma da Econodata utiliza Big Data para auxiliar empresas em suas prospecções com a possibilidade de segmentações precisas por região, porte, setores, quantidade de funcionários, faturamento presumido e muitos outros filtros inteligentes de busca. 

Conta com 20 milhões de empresas no seu banco de dados, ou seja, praticamente o Brasil todo está na plataforma, esperando você prospectá-las. 

Além disso, com a ajuda da inteligência artificial e Big Data é possível validar e-mails dos sócios encontrados e também os telefones das empresas, com “robôsque ligam para validar se os números estão corretos. Sendo assim a mais assertiva plataforma de dados para prospecção B2B do Brasil. 

CRM

Por último, mas não menos importante e que ajuda muito no processo de vendas e prospecção, é uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português)

No sistema de CRM é possível controlar todo relacionamento com quem já é cliente e também com futuros clientes.

Sua estrutura é composta por um funil de vendas com etapas pelas quais todos os leads que entram em contato com a empresa precisam passar até se tornar um cliente. 

Esse acompanhamento é fundamental para saber como está o processo de vendas da sua empresa, o que está bom e o que deve melhorar. 

De nada adianta uma excelente prospecção de clientes, se você não conseguir acompanhar todo o processo. 

Se você ainda não tem um CRM para auxiliar a sua equipe de vendas, sugiro dar uma lida nesse artigo que criamos, com diferentes opções do mercado para você escolher: “ 15 alternativas de Sistemas de CRM”.


Existem muitas ferramentas que prometem ajudar na hora de buscar novos clientes e vender mais o seu produto/serviço.  Mas é importante não se deixe enganar pelo preço baixo.

Sempre pesquise referências e pessoas que já tenham utilizado uma determinada solução para não ter dúvida na hora de escolher.

Invista em ferramentas inteligentes que realmente podem mudar o seu cenário atual em vendas e prospecção. 

Recomendamos que sua escolha seja determinada pelo tipo de solução que necessita, analisando o potencial de retorno que aquela ferramenta pode lhe oferecer.