Toda empresa que busca obter reconhecimento no mercado precisa contar com uma base de contatos e clientes ativa. E é por isso que as empresas se dedicam, de forma cada vez mais intensa, à criar formas de atrair novos contatos para sua base.

Porém, algumas formas de obter contatos podem ser prejudiciais à sua reputação. Uma prática muito comum no mercado brasileiro é a compra de listas de contatos.

De forma rápida, você dispõe de uma grande lista de contatos. A questão é que estas listas compradas são formadas por emails antigos, que podem estar até inativos.

Neste post, você entenderá que qualidade e velocidade nem sempre andam juntas.

Mas, por que não devo comprar listas?

Comprar uma base de emails vai contra um dos princípios básicos do email marketing: você só pode enviar mensagens aos contatos que tenham solicitado receber o seu conteúdo.

A taxa de envio de spam no Brasil é bem alta em relação a outros países. Mas, se todas as empresas mandam spam, ou compram listas por aí, por que se preocupar com isso?

Listas de contatos compradas são identificadas rapidamente por grandes provedores (como Gmail e Hotmail). Os avanços tecnológicos possibilitam uma análise mais apurada dos dados. Com isso, envios que sejam considerados spam podem ser localizados e bloqueados de uma forma rápida.

É mais rentável para os provedores investigar o que é um envio confiável ou não do que investir em novos servidores e softwares, armazenando milhões de dados irrelevantes, que são gerados por esses envios de spam.

Enviar email para estes tipos de contatos é tentador, mas muito prejudicial para o sucesso de suas ações. Ao enviar para contatos que não possuem interesse, você pode receber denúncias de spam, prejudicando a reputação de sua empresa.

Construir uma base de e-mails de qualidade exige esforço e paciência, como você verá a seguir.

Como captar novos leads?

Existem várias formas de construir sua base. As ações tomadas, para obter novos contatos, devem ser alinhadas com o segmento de atuação da empresa em que atua.

Postagens no blog

A produção de conteúdo é um fator indispensável para fidelizar seu público. Abasteça de forma recorrente seu blog, com dicas que possam ajudar os visitantes de seu site.

Materiais ricos

Não esqueça de produzir materiais mais aprofundados, como e-books. Este tipo de esforço pode auxiliar os usuários com suas dúvidas e também criar uma relação mais próxima com eles.

Formulários no site

Uma forma de obter novos contatos é através da criação de formulários de cadastro, que podem ser inseridos em seu site em páginas específicas. Eles podem ser inseridos no final de uma postagem de seu blog, por exemplo, convidando os usuários a assinar sua newsletter.

Pop-ups

Assim como os formulários, as pop-ups são utilizadas para atrair os usuários, possibilitando a eles que forneçam informações para cadastro. Diferente de um formulário, as pop-ups possuem maior apelo visual. É possível definir em qual local da página ela aparecerá e em qual momento da navegação.

Landing Pages / Hotsite

São páginas voltadas exclusivamente para o cadastro de contatos. Utilizadas tanto para obter novos contatos como para obter informações extras de contatos já presentes na base. Podem ser divulgadas nas redes sociais ou então no envio de email marketing.

Lojas Físicas

Caso possua uma loja física, lembre que pode utilizá-la também para obter novos contatos para a sua base. Pode solicitar as mesmas informações que em um formulário de cadastro, tendo a garantia de que estes contatos possuem interesse nos produtos de sua empresa.

Redes sociais

Além de poder divulgar posts, formulários e ações em geral nas redes sociais, você pode usá-las também para criar anúncios, apresentando sua marca para potenciais clientes.

Estas são algumas das sugestões para captar contatos e ter uma base de contatos qualificada. Os resultados de suas ações são mais efetivos quando elas envolvem contatos que tenham real interesse no conteúdo de sua empresa.

Por mais que realizar envios para um grande número de contatos seja atrativo, está longe de ser a estratégia ideal. Se tiver que optar por ações envolvendo um grupo menor de contatos, mas que está interessado em receber seu conteúdo, não hesite.

Use as mais variadas formas de atrair pessoas que tenham demonstrado algum interesse em sua empresa. A partir do primeiro contato, organize ações para engajar cada vez mais seu público e, com isso, agregar um maior valor a sua marca.

Artigo escrito por Eduardo Brum, Analista de Marketing Digital na Dinamize