Você sabe se a sua empresa precisa de um CRM de vendas? Muito se fala sobre CRM no mercado, mas a verdade é que poucas pessoas conhecem o verdadeiro potencial dessa importante ferramenta de gestão e vendas. 

O primeiro passo para entender se você também está nessa lista é saber responder às seguintes perguntas: o que faz gestores contratarem um CRM de vendas? Qual o valor da solução para a equipe? E quais são os principais benefícios da utilização?

No decorrer deste conteúdo vamos entender o que é um CRM de vendas, suas principais atribuições e principalmente te mostrar os diferenciais competitivos que o uso dessa plataforma traz na hora de conquistar bons resultados. Continue a leitura para saber mais!

Entendendo o que é um CRM de vendas 

Um CRM (Customer Relationship Management), também conhecido como Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software de gestão que proporciona a melhor organização da carteira de clientes e auxilia na atuação do departamento comercial de uma empresa.

Essa visão, apesar de correta, é na verdade muito simplista, embora ainda represente a opinião de muitas pessoas. Por isso perguntamos ao iniciar este conteúdo se você realmente conhece o que é um CRM de vendas e os seus benefícios.

A grande verdade é que um CRM de vendas está muito além de uma contribuição para a equipe de vendas. Na realidade se trata de uma ferramenta completa de gestão, vendas e marketing. 

O motivo é que, por meio de um CRM, gestores e vendedores são capazes de analisar todas as informações necessárias para a garantir a melhor interação e atendimento aos clientes. Além de entender melhor as suas necessidades, possibilitando a otimização de recursos e de forma natural o aumento das vendas. 

5 benefícios de um CRM de vendas 

Agora que você já entendeu que o conceito de CRM é muito mais amplo do que parece, vamos mergulhar nos benefícios que ele traz para um negócio.

Assim você pode entender melhor as vantagens que um CRM de vendas proporciona no dia a dia da operação comercial. Sem mais delongas, confira a lista de benefícios de um CRM de vendas abaixo: 

1) Garante a organização da empresa 

Para garantir um dos principais objetivos do CRM, que é a gestão do relacionamento com o cliente, é preciso que a empresa esteja muito bem organizada. 

Para isso, o CRM de vendas é uma excelente opção para a organização de todas as informações importantes e relevantes para uma empresa. Desde a primeira interação até os dados cadastrais e conversas geradas durante o processo de negociação, tudo fica salvo no registro do cliente.

Com a organização de todos os dados no CRM e o auxílio de uma boa automação de marketing, todas as informações e as regras de negócio podem ser controladas e definidas, gerando mais organização e fluidez para todo o processo. 

2) Melhora o atendimento de clientes 

Como já entendemos anteriormente, o principal diferencial desta solução é a melhora no relacionamento com os clientes e a garantia de sua satisfação. 

Isso só se torna possível com a padronização de processos e a centralização de todas as informações em um só lugar, permitindo que os atendimentos sejam muito mais rápidos e personalizados. Afinal, os vendedores conhecem exatamente com quem estão lidando e o que eles precisam. 

Dessa forma, além de solucionar todas as demandas, a experiência do cliente é beneficiada, fazendo com que tudo isso volte em resultados positivos para a empresa. 

3) Gera a fidelização de clientes 

Consequentemente, após a construção de um bom relacionamento com os clientes e a melhora da experiência, temos a tão sonhada fidelização dos consumidores. Sabe como o CRM de vendas contribui para isso?  

É simples, além da melhor preparação da equipe para atender os clientes que já citamos, a priorização é facilitada e o uso dos dados registrados no histórico contribui para que o cliente seja impactado da maneira mais positiva.

O mais interessante é que esse impacto positivo não se limita apenas ao atendimento e ao momento da venda, e sim a toda a jornada de compra daquele cliente, incluindo o pós-venda e os demais contatos internos necessários para o sucesso deste consumidor. 

4) Promove melhor interação entre marketing e vendas 

Tão importante quanto melhorar o relacionamento com os clientes é garantir que as equipes de marketing e vendas estejam alinhadas e com uma boa comunicação. Novamente o CRM de vendas aparece como uma solução para empresas onde isso ainda não acontece.

A razão é relativamente simples, com a implantação desse sistema de gestão, o time de venda têm acesso a todos os dados gerados pelo marketing sobre os clientes, enquanto o time de marketing pode analisar o processo de venda e aprender com as informações coletadas. 

Dessa forma, vendas entende melhor sobre os clientes e marketing sobre as objeções e as tratativas para o fechamento dos negócios, podendo assim direcionar melhor as próximas ações de aquisição de clientes.

5) Aumento da taxa de conversão

Outro benefício bastante relevante que o uso de um CRM de venda traz para uma empresa é o aumento da taxa de conversão, que nada mais é do que o acompanhamento do quanto a sua audiência realmente converte e gera resultados positivos. 

Isso acontece porque com a verdadeira compreensão dos desejos e necessidades dos clientes, do atendimento personalizado e, principalmente, com a satisfação dos consumidores, a empresa tem mais facilidade para conquistar novas oportunidades de negócio. 

O motivo para esse aumento é o uso do software de CRM como fonte de dados estratégicos para potencializar a atuação das equipes de vendas e marketing.

Conclusão 

Agora que você já conhece os 5 principais benefícios do uso de um CRM de vendas, não perca mais tempo e invista hoje mesmo no seu negócio. Sua equipe com certeza vai te agradecer!

Se quiser saber mais sobre CRM, conheça o blog da Ploomes e veja nossos conteúdos exclusivos sobre o tema. Você também pode testar nossa ferramenta por 14 dias de maneira gratuita!