Que a prospecção é de suma importância para o sucesso do seu negócio, isso você já sabe. Afinal, como sua empresa sobreviveria sem os clientes? Muitos fatores influenciam na qualidade da prospecção e um elemento importante é a qualidade e recursos que o seu site oferece.

Pensando nisso, elaboramos esse conteúdo para explicar qual a importância do seu site na prospecção de novos clientes.

Por que ter um site?

Empresas que não têm sites nos dias de hoje são basicamente fantasmas no mundo. É imprescindível estar presente na rede e isso inclui apresentar um site atraente para os seus clientes.

Fazer com o que seu cliente navegue pelo seu site e volte inúmeras vezes em busca de mais informação e conteúdo e, consequentemente, compre seus produtos ou contrate seus serviços, é o que você quer. E, mais do que isso, é do que você precisa. Mas para isso acontecer, o seu site precisa não só atender, mas também superar as expectativas do seu cliente.

Sabe aquela sensação de frustração quando você busca por uma empresa no Google e não encontra nenhuma referência? É esse mesmo feeling que o seu cliente terá quando não te encontrar na rede. Então já sabe: esteja online.

Veja agora três dicas que prometem fidelizar o seu cliente pelo site e garantir que tenha as informações de que precisa para impactá-lo com seus produtos e serviços.

Ofereça conteúdo gratuito para atrair clientes

Estude e conheça o que o seu cliente procura na internet e quais conteúdos fariam ele chegar até o seu site. Esses conteúdos devem estar relacionados com o seu negócio e ser entregues de forma gratuita. Essa técnica é conhecida como inbound marketing, que consiste em disponibilizar conteúdo grátis e estrategicamente se promover por meio de blogs, e-books, vídeos, tutoriais, newsletters, em que você atrai o cliente até você, em vez de buscar por ele.

Diferente do outbound marketing, o chamado marketing tradicional, no inbound você gera mais relacionamento com o futuro cliente, estreitando a comunicação. E ainda oferece conteúdos que acrescentam funcionalidades e benefícios para a vida do negócio dele. Não basta vender apenas a laranja. Hoje você precisa ensinar como descascar, a receita do suco, a do bolo e, para ter um diferencial, mostre como pode ser usado em tratamentos medicinais.  

Use e abuse das técnicas de SEO para ter visibilidade

Como já adiantamos, todos fazem buscas no Google, que é o maior gerenciador de buscas da web. E ele avalia e faz um rank de buscas e resultados relevantes para as pesquisas. Com isso, o Google utiliza do SEO (Search Engine Optimization) para indexar e posicionar o seu site perante aos seus concorrentes.

Quando você faz uma pesquisa no Google, em quais links de resultado você clica para consultar a resposta? E até que página você vai? É aí, na sua resposta, que você pode estar perdendo clientes. A maioria das pessoas nunca visitam a segunda página do Google e apenas consultam os primeiros links. Isso porque no comportamento digital, atribui-se credibilidade aos primeiros rankeados do Google. Por isso o site da sua empresa precisa estar entre os primeiros para ser localizado pelo seu cliente.

Tenha uma loja virtual

No ambiente online, com uma loja virtual, você acompanha toda a jornada de compra do seu cliente e consegue avaliar seus movimentos dentro do seu site para estudar sua necessidade e quais incentivos faltam para que ele efetive a compra. Isso só é possível através de um site.

Se no pior dos cenários o seu cliente não comprar seu produto ou contratar seus serviços, você continuará com suas informações para nutrir esse lead até que a compra seja concluída.

Um site, muitos prospects?

Nem sempre. Muitas vezes a experiência online do usuário pode ser desesperadora. Site que não abre, endereço que direciona para outra página que não tem nada a ver com o produto em questão, lentidão… e o seu cliente desiste de você e abre a página do concorrente.

Já que é para ter um site online, diante de tantos recursos e informações que temos sobre o assunto, é essencial fazer bem feito. O usuário hoje não aceita esperar até que o seu site carregue. Enquanto ele abriu o seu site, ele abriu o site do concorrente na aba ao lado.

Por isso, antes de lançar o seu projeto online para impactar o seu cliente, tenha certeza que construiu o seu site dentro de uma plataforma que suporte os recursos que você quer oferecer através dele.

Para criar site você precisa aderir dois serviços web básicos: hospedagem de sites de qualidade e registro de domínio. Trata-se de investimentos mas isso não precisa custar caro. É possível adquirir hospedagem de sites barata e de qualidade entre as ofertas do mercado atual e também registro de domínio grátis.

É o serviço de hospedagem de sites que vai garantir plataformas para disponibilizar conteúdo e influenciar no seu rankeamento, além de criar e gerenciar sua loja virtual com segurança aos seus clientes.

Prospectar de maneira assertiva e causar uma boa impressão no que muitas vezes é o primeiro contato com o cliente influencia nos lucros da sua empresa. E usar um site para isso é um elemento básico indispensável nos dias de hoje.

Por isso, invista tempo e estudo para  criar site e então usá-lo como um transformador cartão de visitas que vai alavancar sua prospecção e vendas.

Esse artigo foi produzido em parceria com a Hostinger, referência no mercado de hospedagem de sites no Brasil e no mundo, e atua no país também com a marca WebLink. A empresa oferece serviços de hospedagem de site barata, registro de domínio e VPS.