You are currently viewing Inbound Marketing e Prospecção de Clientes andam juntos
Inbound Marketing e Prospecção de Clientes andam juntos

Hoje em dia todo mundo está em busca de melhoria de performance dentro da sua empresa, não importa se ela vende no ambiente físico ou digital.

E para que isso aconteça, principalmente do ponto de vista estratégico e de vendas B2B, conciliar Inbound Marketing e Prospecção de Clientes pode ser o ponto chave para atingir grandes resultados neste ano.

Entenda o que são cada uma dessas ações e como elas combinadas irão transformar o seu negócio para vender muito mais através da internet e em múltiplos canais de venda.

O que é Inbound Marketing?

O inbound marketing ou, em tradução mais aproximada, Marketing de Atração são as estratégias de Marketing que têm objetivo de atrair clientes através do Marketing de Conteúdo

Ou seja, não existe uma ação da empresa em busca de clientes como ocorre na prospecção de clientes que é feita por telefone e visitas presenciais, por exemplo.

Dentro do Inbound Marketing, as empresas utilizam conteúdo relevante e otimizado para mecanismos de buscas, como o Google, para serem encontrados. E, por consequência, o Site ou Blog geram tráfego qualificado para as suas páginas na web.

O que é Prospecção de Clientes?

Já a prospecção de clientes é uma das etapas do processo de vendas. Ela é a responsável por encontrar potenciais clientes que correspondam ao perfil do público-alvo da sua empresa com objetivo de conversão.

Diferente do Inbound Marketing, que o contato inicial é feito por parte do cliente, na prospecção o contato é feito pela empresa, fazendo um mapeamento para conhecer o potencial cliente, entendendo o que ele faz, como faz e de que forma ele realiza suas atividades.

E, a partir das ações e contatos com cliente, é possível oferecer soluções para os prospects e fazer com que os mesmos evoluam dentro do funil de vendas.

Como combinar Inbound Marketing e Prospecção de Clientes

Se você acha que sua empresa é muito jovem e que implementar a prospecção de clientes é algo antigo e que não funciona, você está completamente enganado. 

E, inclusive, quando essas duas poderosas estratégias são combinadas, os resultados são excelentes.

Digo isso, pois atualmente a maioria das pessoas se sentem um pouco “invadidas” quando recebem uma ligação de alguém que não conhecem. 

Mas, se por algum momento elas buscaram alguma informação e chegaram até algum conteúdo da sua empresa, seja em conteúdo no Blog, Instagram, Canal do Youtube e Newsletter, entre outros, a receptividade é muito melhor e as chances de conversão também.

Ações de Inbound Marketing que devem ser utilizadas com a prospecção de clientes 

1. Conteúdo de Blog no Site Institucional

Se a sua empresa possui um site, mas ainda não possui uma área de conteúdo dentro dele, essa é uma excelente oportunidade de atrair potenciais clientes.

Isso porque o Blog é uma verdadeira vitrine na internet. Ao implementar o Marketing de Conteúdo e produzir materiais relevantes para o seu público-alvo, ajudando-os de alguma forma a andar pelos níveis de consciência e ficarem cada vez mais próximos da decisão de comprar a sua solução.

É claro que apenas a produção de conteúdo não é suficiente, você precisa investir em formatos de conteúdo que aumentem o engajamento com o seu blog, como podcasts, infográficos e imagens de boa qualidade.

Além disso, é fundamental implementar estratégias de SEO (Search Engine Optimization). SEO, em tradução simples, significa otimização de conteúdos para mecanismos de buscas.

E também, não menos importante, é imprescindível implementar landing pages e ter call-to-action dentro do conteúdo para capturar o e-mail e nutrir sua base de Leads.

2. E-mail Marketing

Com o funcionamento de complementar sua estratégia de conteúdo no Blog, o e-mail é praticamente como ter a força de diversos vendedores atuando ao mesmo tempo.

Ao implementar o e-mail marketing, é possível criar sequências de e-mail automatizadas para cada etapa da conscientização de compra. 

Se uma pessoa baixou um infográfico ou se inscreveu em sua Newsletter para receber conteúdo relevante diretamente no e-mail, ela claramente possui intenção de aprender ou resolver um determinado problema que a sua empresa resolve.

O potencial de vendas disso é enorme. 

Entrar em contato com o cliente sabendo já o nome dele e o que ele tem interesse é definitivamente ser assertivo na sua abordagem ao cliente.

3. Canal no Youtube

Fazer Marketing no Youtube tem se mostrado uma das melhores e mais assertivas estratégias de Marketing para desenvolver o Branding da sua empresa.

Cada vez mais as pessoas estão utilizando o Youtube como meio informativo e de entretenimento.

Ao criar conteúdos relevantes e que vão ao encontro dos interesses da sua persona, você estará usando uma poderosa ferramenta de Marketing que ajudará o futuro prospect a trilhar a jornada de compra.

Ter um canal no Youtube é uma das melhores formas de atrair centenas ou milhares de clientes interessados no que sua empresa tem a oferecer.

4. Marketing no Instagram

Esta é a rede social do momento e é comum notar cada vez mais a presença de grandes marcas na criação de conteúdo dentro do Instagram.

Afinal de contas, ela é definitivamente muito mais fácil, rápida e intuitiva que as demais, e se o seu produto ou serviço tiver um grande apelo por fotografia e vídeos, sem dúvidas você está no lugar certo.

Através do Instagram é possível atingir um público maior e gerar grande engajamento através das enquetes do Instagram, vídeos nos Stories, IGTV e Reels.

Conclusão

Como você pôde observar, essas quatro estratégias de Inbound Marketing funcionam muito bem e devem ser combinadas com a Prospecção de Clientes. 

Além disso, ao implementar essas estratégias em conjunto, é possível criar conteúdos no Youtube e Instagram e gerar tráfego qualificado para seu Site e Blog.

E caso você não tenha observado, ao colocar todas elas em prática, é possível criar conteúdos de forma sistêmica e distribuí-los de forma adaptada à cada plataforma utilizada. 

Fazer uma prospecção de clientes quando o cliente já conhece você ou sua empresa se torna muito mais assertivo, pois grande parte das possíveis objeções já foram quebradas dentro dos conteúdos.

Guest post escrito pelo nosso parceiro Alex Vargas, Especialista em Marketing Digital e Negócios na Internet.

Deixe um comentário