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Conheça sete princípios paradoxais de vendas

Os processos de vendas são como a vida: estão sempre em movimento e precisam ser aprimorados constantemente.

Profundo isso não?

Muitos empreendedores cometem o erro de achar que tudo está ganho e se esquecem que é preciso se reinventar sempre, o que acaba causando em perdas e até na falência de uma empresa a longo prazo.

Alguns princípios que parecem certos e consolidados nem sempre são o que parecem e podem, na verdade, esconder armadilhas para o seu negócio.

Analisando o cenário das vendas, Jill Konrath, autor de “Snap Selling”, listou sete princípios paradoxais de vendas que devem ser analisados e levados em consideração para que você e sua empresa tenham sucesso no longo prazo. Confira:

1. Para conseguir mais vendas, pare de vender

É isso mesmo, você não entendeu errado. Quando as pessoas sentem que você quer vender algo a elas, automaticamente reagem de forma negativa e criam barreiras. Por isso, mantenha o foco em ajudar seus prospects a conquistar seus objetivos profissionais e pessoais, não em apenas vender.

Pense nas novas técnicas de social selling, que fazem uso das redes sociais e de novas formas de conexão com as pessoas. Esta forma de vender é menos intrusiva e contribui para uma conexão mais genuína com os potenciais clientes.

2. Para melhorar seu ciclo de vendas, diminua o ritmo

Quanto mais rapidamente você acelera e pressiona o fechamento de um negócio, mas resistência você encontra. Por isso, caminhe passo a passo. Quando seus potenciais clientes sabem que você deseja ajudá-los a tomar a decisão correta, não a mais rápida, o processo caminha mais rapidamente, pode acreditar. Pense em utilizar inside sales para manter o ritmo e auxiliar no follow-up.

3. Para tornar as decisões mais fáceis, ofereça menos opções

Quando você aumenta a complexidade das decisões você diminui a possibilidade de conquistar uma venda. Para ajudar seus clientes ou prospects a seguir em frente, ofereça a eles menos opções para escolherem. Tenha em mente a ideia de que, quanto mais simples, melhor.

4. Prepare-se de maneira árdua e pareça natural

A maioria dos clientes está muito bem preparada quando o assunto são seus interesses. Por isso, se você não tem em mãos uma apresentação adequada e respostas para todas as perguntas, provavelmente você se sairá mal em uma reunião. Se você se prepara com afinco tudo parecerá mais natural e a apresentação fluirá de maneira mais tranquila.

5. Para conseguir grandes contratos, comece com pequenos

Quando você deseja “abraçar o mundo” as decisões são mais complexas e custosas, fazendo com que você perca muito tempo com clientes que não aprovarão suas sugestões. Reduza esse risco começando menor e provando suas capacidades para, depois, crescer. Fica muito mais fácil ter uma base sólida e, então, alçar voos maiores.

6. Para acelerar sua curva de aprendizado, supere seus erros rapidamente

É inevitável que você cometa erros. Eles acontecem em todas as empresas, das menores às gigantes. O segredo é não esperar até achar a “afinação perfeita” antes de seguir em frente. No mercado das vendas não existem falhas, apenas muitas oportunidades para experimentar, aprender e crescer, lembre-se disso.

7. Para diferenciar sua proposta, seja a diferença

Seus produtos, serviços ou soluções são secundários em relação ao seu conhecimento, expertise e a diferença que você faz para seus clientes. Já ouviu dizer que um bom vendedor faz o negócio? Então, invista em si mesmo e seja a diferença de que seu produto ou serviço precisam.

O universo das vendas é mutante e cabe a você adaptar-se a ele e fazer com que sua oferta tenha o pacote perfeito para agradar seus clientes.

O importante, nesse mercado, é sempre se reinventar, deixando de lado pré-conceitos ou opiniões consolidadas. Estar aberto a mudanças é fundamental para se sair bem nas vendas!

E você, o que faz para se reinventar em vendas? Deixa seu comentário.