You are currently viewing 100 Open Startups: Econodata é eleita uma das líderes em soluções big data

100 Open Startups: Econodata é eleita uma das líderes em soluções big data

Pelo segundo ano consecutivo, a Econodata aparece como um dos destaques no Ranking 100 Open Startups 2021, que reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo no Brasil. A plataforma de dados para prospecção B2B ficou na terceira colocação da categoria Big Data.

“Essa premiação é muito interessante porque fomenta a interação de grandes corporações e startups. Inclusive, isso tem ajudado a Econodata a fazer negócios e a gerar novos negócios com as grandes corporações. Estamos muito felizes com a conquista deste prêmio pelo segundo ano consecutivo, na categoria Big Data.

afirma Paulo Krieser, CEO da Econodata.

Pandemia não foi barreira para inovação

De acordo com dados da premiação, apesar da pandemia, a atividade de inovação aberta com startups dobrou no último ano. Das mais de 18 mil startups cadastradas, 2.414 tiveram contratos de open innovation com corporações validados para o Ranking 2021, contra 1.310 em 2020. Ou seja, mais de 1.000 novas startups geraram impacto nas cadeias tradicionais apenas neste ano.

Outro fato relevante do Ranking deste ano é em relação à renovação das startups. Dentre as premiadas de 2021, 40% são novas quando comparadas ao Ranking 2020. Além disso, 109 startups estão aparecendo no Ranking pela primeira vez para o mercado.

Nível de pontuação reflete qualidade das premiadas

Quanto à pontuação total do Ranking – que reflete a quantidade e a intensidade dos relacionamentos entre as corporações e as startups -, esta passou de quase 35 mil pontos, em 2020, para mais de 75 mil pontos, em 2021, um crescimento de 118%. 

Tal intensidade também cresceu 63 vezes desde 2016, quando foi iniciada a medição desse índice de inovação no Brasil, por meio do Ranking. 

Com isso, aumentou também a concorrência para uma posição na premiação. No ano passado, para estar entre as TOP 100, uma startup precisava de 80 pontos. Neste ano, foram necessários, pelo menos, 141 pontos.

Big Data em destaque no Ranking 100 Open Startups

No que se refere às categorias que mais fizeram inovação aberta, ou seja, que somaram mais pontos, destacam-se as startups de Artificial Intelligence, Big Data e Productivity

Já a modalidade de contratos mais comum de acordo com a metodologia do Ranking, foi o grupo de Desenvolvimento de Fornecedores, com mais de 7.800 contratos. 

Isso mostra que as corporações estão renovando as suas cadeias de fornecimento, incluindo, cada vez mais, as startups em seus processos.

Cerimônia on-line de premiação

Acompanhe os melhores momentos da cerimônia de anúncio das 100 startups líderes em inovação aberta no Brasil:

Anúncio oficial do Ranking 2021

O ranking completo do Top 100 Open Startups – Edição 2021 pode ser acessado por aqui.

Sobre a 100 Open Startups

A 100 Open Startups é a plataforma pioneira e líder de Open Innovation, dedicada a mapear, classificar, ranquear, conectar e apoiar startups em ecossistemas corporativos de inovação. 

Desde 2008, contribui no fomento e aprimoramento da open innovation com startups no Brasil, por meio da Open Innovation Week – Oiweek, e, desde 2016, publica o Ranking 100 Open Startups, que monitora e mensura a evolução dessa prática no país.

“Somos reconhecidos por falar de estatísticas, tendências, métricas e desempenho. Falamos de modalidades, conceitos, contratos e critérios objetivos. Repetimos o quão importante é medir resultados, estabelecer processos e, ainda, aspectos mais abstratos, como fomentar e desenvolver o ecossistema. No entanto, o ranking é motivo de celebração, não só desses números, mas de todas as pessoas envolvidas nos projetos”, comenta Bruno Rondani, CEO da 100 Open Startups. “Cada uma das startups representa um esforço bem-sucedido de inovação junto às corporações que se abriram para cocriarem juntos”, reforça.