A prospecção outbound ainda é uma atividade imprescindível para quem precisa gerar demanda qualificada e recorrente para seus times de vendas. Na Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital (DX), essa prática ganhou uma nova dimensão desde a adoção da plataforma Premium da Econodata.
Para explicar melhor essa transformação, Daniela Rocha, Gerente de Geração de Demanda na Meta, cita a origem das palavras “prospecção” e “prospectar”.
“Sabia que elas são derivadas do latim “prospectio“, que significa pesquisar? É muito utilizada na geologia para localizar reservas minerais de valor. Os geólogos identificam o melhor local, exploram o mapa, o terreno… É bem parecido com o nosso objetivo na prospecção comercial, que é identificar potenciais oportunidades de negócios”, explica.
Atualmente, a equipe de geração de demandas da Meta é composta por LDRs (List Development Representative) e SDRs (Sales Development Representative), sendo que o processo de prospecção segue a metodologia outbound para identificar os melhores mercados e os leads certos com a ajuda de um poderoso parceiro.
2020: ano de início de uma relação duradoura com a Econodata
Desde 2020, a Meta tem escolhido a Econodata como parceira para aprimorar os seus processos de prospecção e vendas B2B.
Para Daniela, a grande vantagem da plataforma Econodata é oferecer filtros personalizados que se alinham ao perfil de cliente ideal da Meta.
“Com isso otimizamos o tempo gasto na busca por informações relevantes. Além disso, a centralização e a automação proporcionadas pela plataforma têm sido fundamentais para o sucesso da nossa equipe”, ressalta.
Resultados na prática: mais de 1.500 oportunidades de negócios
Assim como apurado em anos anteriores, os resultados expressivos não demoraram a aparecer. Até outubro de 2023, a Meta já tinha identificado mais de 1.500 empresas qualificadas na base de dados oferecida pela plataforma Econodata.
“Através dessas buscas realizadas, geramos resultados bastante expressivos e significativos de conversões para agendamentos, reuniões realizadas e consequentemente pré-vendas iniciadas com essas oportunidades geradas”, afirma Daniela.
Assim como destacado recentemente pelos executivos da Brasif Máquinas no case que publicamos aqui no blog, Daniela também destaca o apoio contínuo fornecido pela área de Customer Success da empresa.
Uma parceria que transforma a prospecção
O longo tempo da parceria entre a Meta e a Econodata traz lições importantes para quem trabalha diretamente com prospecção.
Ao adotar uma abordagem mais eficiente e centrada em dados, a Meta não apenas economizou tempo e esforço, mas também alcançou resultados expressivos.
Este case de sucesso destaca como a tecnologia certa pode impulsionar a prospecção. É um exemplo inspirador de como a inovação pode gerar resultados tangíveis e transformar operações comerciais.
Case Meta 2023: confira os depoimentos sobre o trabalho da Econodata
Leia os outros cases também:
– Case Meta 2022
– Case Meta 2021