Estratégias de vendas são fundamentais para atingir o público-alvo ideal e fazer com que sua marca seja conhecida por mais pessoas. Para se obter bons resultados é preciso adotar um mix de iniciativas de marketing e vendas e é nessas horas que o conceito de social selling vem à tona.
Já parou para pensar que, no momento em que você está lendo esse artigo, alguém quer comprar o produto ou serviço que você oferece?
O social selling preenche exatamente essa necessidade, utilizando as redes sociais para alavancar sua marca.
Sabia que uma pesquisa da Aberdeen Research Group mostrou que representantes de vendas que contam com as redes sociais em seus processos têm 79% mais chances de atingirem sua meta que os que não usam essa ferramenta? O mesmo estudo apontou, ainda, que as equipes de vendas que utilizam técnicas de social selling excedem em 31% sua cota.
Grande aliado nos esforços de vendas de uma companhia, o social selling é um conceito que surgiu no século XXI e que pode ser um grande trunfo. Para te ajudar a implementar esse conceito no dia a dia da sua empresa, listamos, a seguir, algumas dicas. Confira:
1. Integre sua presença nas redes sociais à estratégia da empresa
Não basta apenas estar presente nas redes sociais. É preciso trabalhar sua presença nesses locais para obter melhores resultados. Por isso, o ideal é que sua empresa use ferramentas disponíveis nas redes sociais que deixarão a conversa com os clientes mais significativa e pessoal. Isso aumenta consideravelmente a percepção positiva da companhia e faz com que os consumidores se sintam valorizados.
Tais recursos podem ser aplicados em redes sociais como Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram. Antes de criar uma conta nelas, no entanto, verifique quais delas seus potenciais clientes costumam usar e procure identificar com clareza seu público-alvo. Não adianta, por exemplo, estar presente em uma rede social para jovens se seu foco são pessoas com mais de 50 anos.
2. Entenda o social selling como uma necessidade, não um recurso
A empresa norte-americana Aberdeen Group promoveu um estudo que analisou os resultados de quem utiliza o social selling e o resultado foi impressionante. Mais de 70% dos representantes comerciais que fizeram uso dessa estratégia como parte do processo superaram seus pares, atingindo metas em 23% mais vezes. Por isso, treinar equipes, preparar executivos e modificar a mentalidade de todos na empresa para incorporar o conceito de social selling é fundamental para ter resultados expressivos e positivos. Esta pesquisa de 2013 mostra que grande parte dos executivos de vendas não havia recebido treinamento de social selling.
3. Aplique os conceitos de social selling às etapas de venda
O processo de vendas possui uma série de etapas, que vão desde a construção de reconhecimento até o fechamento da venda e recomendações, certo? O social selling pode ser seu aliado em todos esses momentos, basta você saber utilizá-lo da forma correta.
Na fase de reconhecimento, por exemplo, que tal usar perfis nas redes sociais para achar usuários que se encaixam no perfil de seus clientes ou influenciadores do segmento? Você pode até promover conteúdo de forma paga, ampliando o alcance do marketing de conteúdo.
Na próxima etapa você já terá gerado acessos para seu website e poderá, com as informações coletadas na rede social, construir um perfil mais detalhado do possível cliente, incluindo suas informações pessoais, gostos e preferências.
Depois de fechar o negócio, o social selling ainda pode ser um grande aliado. Sabe por quê? Ele continua apoiando a estratégia de vendas quando os vendedores seguem curtindo e compartilhando posts com seus clientes. Assim, iniciativas como recomendações e cross-sell também são geradas.
4. Pesquise sua concorrência e como ela trabalha nas redes sociais
Você quer que sua empresa seja líder no seu segmento, certo? Então compreenda como as companhias similares trabalham sua imagem e lidam com os clientes nas redes sociais. Monitorar seus competidores também faz com que você saiba lidar com possíveis clientes que também estejam avaliando o produto ou serviço do concorrente.