Resolvemos escrever esse artigo, porque infelizmente nossa rotina teve que mudar nos últimos dias devido a proliferação do vírus Covid-19 no Brasil.

Assim como nós, muitas empresas optaram pelo trabalho home office como uma saída rápida para continuar produzindo e vendendo seus produtos / serviços.

E esse artigo tem como objetivo ajudar empresas a diminuírem seus riscos e continuar com uma rotina de produtividade normal em meio a pandemia que estamos vivendo. 

Vamos para as dicas então.

Esteja em um ambiente calmo e confortável: 

Quem não está acostumado a fazer home office, vai sentir um grande diferença nos primeiros dias. Trabalhar de casa precisa de muito mais atenção e disciplina, assim como estudar em uma faculdade EAD.

Para essa mudança acontecer de forma tranquila, é importante escolher o ambiente mais calmo da sua casa e de preferência que não seja frequentado por muitas pessoas.

Além disso, prezar pelo conforto é fundamental. Opte por trabalhar sentado em uma cadeira confortável e com o notebook apoiado em uma mesa.

Abuse de Ferramentas:

O trabalho home office exige que você conheça ferramentas indispensáveis, como: Google Meet para reuniões online, CRM de vendas para controle das negociações, Trello para quem trabalha com entrega de projetos, Slack para manter contato com a equipe, Google Drive para acessar documentos de qualquer lugar, Google Calendário para lembrar de reuniões importantes, Excel e entre outras.

Mas trabalhar com prospecção B2B, principalmente se você faz Cold Call é importante ter um sistema de Voip, telefonia pela internet. Aqui na Econodata utilizamos o Total Voice, que é uma ferramenta completamente online, onde é possível recarregar o saldo que você quiser e depois ir utilizando conforme as suas necessidades de ligações diárias.

Como estamos falando de prospecção vale ressaltar que serão ligações frias e ativas, diretas para empresas que possivelmente se interessam pelo seu produto / serviço.

E como provavelmente serão realizadas muitas ligações por dia, é importante que a sua internet local seja boa e consistente para uma chamada de qualidade. 

Coloque em prática a prospecção:

Bom, assim que tudo estiver prontinho, vamos começar a prospecção.

Para a Call fluir melhor, não esqueça de ter por perto o seu Script, com essa ajudinha a conversa ficará mais espontânea e você não esquecerá de nenhum gatilho ou pergunta importante.

O telefone online deverá já estar conectado, com internet de qualidade e fones plugados com entrada e saída de áudio.

Priorize os melhores contatos:

Você já sabe pra quem ligar primeiro?

Para criar a sua lista de prospecção B2B procure ajuda na nossa ferramenta Econodata, lá disponibilizamos dados assertivos de 20 milhões de empresas segmentadas por CNAE, faturamento presumido, quantidade de funcionários, capital social, região e entre outras opções de filtros. Além de pesquisar sem limites e validar e-mails de sócios e os telefones das empresas.

Mas não se preocupe, se ainda não contratou a nossa plataforma de dados, você pode pesquisar seus futuros clientes no nosso site. Isso mesmo!

Disponibilizamos também em nosso site listas de empresas por regiões, (com limitações de dados) gratuitamente. Para começar a pesquisa é só clicar aqui.

Além dessas listas, é possível calcular o seu público- alvo na nossa ferramenta de inteligência de mercado e analisar quantas empresas estão no seu radar de prospecção. 

Para realizar um teste gratuitamente é só clicar aqui.

Assim que encontrar o seu público-alvo, crie a sua lista de prospecção com ajuda do Excel, essa ferramenta ainda é muito utilizada pelas empresas que não possuem CRM de vendas, ou que não queiram “poluir” a mesma, com muitos dados.

Crie a sua lista e comece a dar prioridade aos contatos que mais se pareçam com o seu ICP, perfil de cliente ideal. Sempre busque uma forma de priorizar seus contatos. Comece pelas empresas maiores ou os contatos mais importantes.

Faça também prospecção por e-mail:

O famoso Cold-mail, também é uma ótima opção para quem está trabalhando de casa, mas para essa estratégia sair do papel, também são necessárias ferramentas específicas, como: uma ferramenta para disparo e automação de e-mails. 

Essa estratégia conforme citado no livro “Receita Previsível” tem como principal objetivo mandar e-mails simples e curtos. Outro ponto que facilita é mandar esse template de e-mail para níveis de cima, como CEOs, Sócios, Diretores e solicitar à eles um contato da área que você está procurando prospectar.

Abaixo, um template de Cold e-mail:

[Olá XXXX, tudo bem?

Desculpa se te atrapalhei nesse momento, mas vim aqui te pedir uma gentileza.

Sou XXXX da empresa XXXX e atualmente trabalhamos com a solução para xxxx. (se apresente e escreva um breve PITCH de sua solução)

Acredito que a sua àrea comercial (área que você quer prospectar) gostaria de ao menos dar uma olhadinha em nossa apresentação. 

Você poderia me passar o contato da pessoa responsável pela área comercial da XXXX (empresa que está prospectando)? 

Obrigado pela atenção.]

Crie uma cadência de e-mails com base nessa nova estratégia até conseguir um contato com a persona correta, o ideal é enviar de 50 a 100 e-mails por dia (por isso é necessário ter ferramenta de disparo e automação de e-mails) e por SDR. A meta desta fase é obter entre 5 a 10 novas respostas por dia.

Conclusão:

Aproveite essas ferramentas gratuitas para colocar em prática uma prospecção de qualidade no conforto da sua casa.

Não é porque estamos home office que a entrega de resultados será prejudicada, pelo contrário, com todas essas opções, quem tem a possibilidade de trabalhar de casa com certeza vai conseguir superar as expectativas.

E lembrando que é apenas uma fase não muito boa para a nossa sociedade, mas que estamos fazendo nossa parte para melhorar a situação logo.

Avante prospectar e bora se prevenir da Covid-19!

Conte com a gente!