A inteligência de mercado é crucial no processo de vendas B2B. E uma das etapas da Inteligência de Mercado é a segmentação por porte da empresa.
Porém, qual variável define o porte? Este é um critério controverso que vale a pena ser melhor discutido.
É necessária alguma proxy (variável que serve como apoio) para definir o porte da empresa.
As variáveis para segmentar o porte da empresa
A variável mais solicitada (disparada!) por analistas de mercado é o faturamento da empresa, seguido pela quantidade de funcionários.
Porém, na grande maioria das vezes, o faturamento é um dado não disponível, pois as empresas não o divulgam, justamente por ser uma informação sensível.
Faturamento
No Brasil, as empresas obrigadas a publicarem informações financeiras são as seguintes:
- Empresas listadas em bolsa: universo muito pequeno, menos de mil empresas
- Ativo igual ou maior que R$ 240 milhões
- Receita bruta anual igual ou maior que R$ 300 milhões
- Sociedades Anônimas com mais de 20 acionistas ou patrimônio líquido maior ou igual a R$ 1 milhão.
O número de empresas no Brasil que se encaixam em pelo menos um desses critérios não passa de 100 mil. Estimo que seja possível conseguir o balanço publicado de no máximo 50 mil empresas no Brasil hoje.
Assim, utilizar o faturamento para segmentar por porte grandes bases de empresas, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, não funciona.
Faturamento Presumido e Faturamento Mínimo
Alguns fornecedores de dados e listas de empresas oferecem o faturamento presumido. Esta variável é calculada por meio de uma fórmula baseada em análise estatística. Normalmente esta análise se baseia nas variáveis capital social , quantidade de funcionários, setor e tempo da empresa no mercado.
No final, o fornecedor oferece uma faixa para o faturamento da empresa, por exemplo, entre R$ 1 milhão e R$ 10 milhões por ano. Sendo assim, não é muito preciso. Além disto, em muitos casos a fórmula não consegue acertar a faixa correta, fornecendo informação errada ao usuário.
Um dado mais correto é o faturamento mínimo. Neste caso, é oferecido ao cliente o valor correspondente ao mínimo que a empresa faturou em determinado ano. Ou seja, sabe-se que a empresa faturou no mínimo R$ 50 milhões em 2016, por exemplo, mas não se sabe se foi R$ 51 milhões ou R$ 450 milhões. Aqui o dado é assertivo, porém não é preciso.
Quantidade de Funcionários
Esta informação é um tanto sensível e difícil de se obter, porém está disponível para 4 milhões de empresas na base da Econodata.
É a informação mais utilizada para definir o porte, dada a sua precisão, disponibilidade e característica determinante de porte.
Um exemplo para faixas de porte de acordo com quantidade de funcionários:
- 1 a 10: Micro-empresa
- 11 a 50: Pequena empresa
- 51 a 200: Média empresa
- 201 a 500: Média-grande empresa
- mais que 500: Grande empresa
Tipo de Empresa
O tipo da empresa, encontrado na Razão Social, é um critério alternativo que pode ser útil para segmentar empresas menores.
Os tipos de empresas e suas respectivas faixas de faturamento podem ser vistos abaixo:
- Empresas MEI podem faturar até R$ 60 mil / ano
- Empresas ME podem faturar até R$ 360 mil / ano
- Empresas EPP podem faturar até R$ 3,6 milhões / ano
- Empresas S/A normalmente são médias ou grandes
Tipo de empresa é bem útil para a segmentação de micro e pequenas empresas, deixando a desejar quando o valor de faturamento ultrapassa R$ 3,6 milhões por ano.
Quantidade de filiais
Para empresas maiores, um critério interessante de ser utilizado é a quantidade de filiais. Grandes empresas possuem diversos escritórios ou diversas lojas, e esta quantidade pode ser utilizada como critério para definir o porte.
Capital Social
Esta variável é mais fácil de ser obtida através, por exemplo, das Juntas Comerciais e do site da Receita Federal da empresa (cartão CNPJ).
A Econodata possui o Capital Social para cerca de 10 milhões de empresas, permitindo uma segmentação mais abrangente.
Porém, esta informação não é precisa para definir o porte, principalmente em função da diferença de capital social entre diferentes setores.
Uma indústria com capital social de 1 milhão de reais é pequena, porém uma empresa de TI pode ser média ou média-grande, pois não é intensiva em ativo imobilizado.
Na falta de outro dado, o capital social pode ajudar na definição do porte.
Neste vídeo é possível verificar como filtrar as empresas na base da Econodata utilizando as diversas variáveis de porte comentadas.
Boa noite duas perguntas.
Vocês têm uma base de empresa do Lucro Real?
Consigo pesquisar CNPJ e saber qual regime de tributação que são?
Vocês conseguem estimar o número de clientes de uma empresa?
Infelizmente não, Márcio!
Se tiver idéia de como fazer, nos conta em privado! ?
Abs