You are currently viewing Higienização de dados: o que é e saiba como fazer

Higienização de dados: o que é e saiba como fazer

Quem trabalha com muitas listas de empresas para prospecção B2B já deve ter se questionado: quando devo higienizar minha base de dados? 

Pare alguns minutos e faça uma análise sincera: alguma das situações descritas abaixo reflete as dores ou as necessidades atuais do seu processo de vendas B2B?

  • Precisa prospectar uma base contendo dados desatualizados e não muito confiáveis;
  • Necessita organizar sua base de dados para facilitar o relacionamento com seus clientes e leads.

Se você identificou-se com pelo menos um dos cenários acima, então precisa entender melhor o que consiste a atividade de higienização de dados comerciais. Este artigo foi feito para te ajudar nesta missão. Vamos em frente?

O que é higienização de dados?

Dentro do contexto de vendas B2B, podemos classificar a higienização de dados como o processo de identificar e corrigir erros, inconsistências e problemas em conjuntos de dados de bases comerciais.

Neste processo, também estão incluídas tarefas como: 

  • a remoção de informações duplicadas
  • a correção de erros de digitação
  • a padronização de formatos
  • a atualização de informações desatualizadas.

Qual é a importância de higienizar dados? 

A higienização de dados é fundamental porque bases contendo dados desatualizados podem acarretar na:

  • tomada de decisões estratégicas de forma equivocada 
  • criação e desenvolvimento de ações comerciais ineficazes 
  • perda considerável de produtividade de vendedores e profissionais de marketing.

Lembre-se que dados assertivos e atualizados são essenciais para se garantir o sucesso de qualquer estratégia de vendas B2B.

Quais são os benefícios da higienização de dados?

Existem inúmeros benefícios para se investir em um processo de higienização. Podemos citar 3:

1. Maior precisão na tomada de decisões 

Geralmente, uma das principais causas para se explicar um erro na tomada de decisões é o uso de dados inconsistentes ou desatualizados. Imagine o prejuízo de alocar uma equipe inteira de pré-vendas fazendo prospecção ativa com uma base contendo erros em 90% das informações de telefones e e-mails de contato? Dados higienizados geram mais oportunidades de negócios.

2. Economia de tempo na prospecção

Ao garantir a limpeza e a atualização das informações sobre cada lead a ser prospectado, você estará poupando um precioso tempo da área de pré-vendas, evitando retrabalho e problemas causados por dados incorretos, além de abrir espaço para a realização de tarefas mais prioritárias.

3. Melhoria na segmentação de leads

Após a higienização, você vai conseguir segmentar sua lista com base em critérios relevantes para sua prospecção, como setor, tamanho da empresa ou cargo do contato, garantindo que seus vendedores consigam encontrar as empresas e abordar os decisores certos para gerar novos negócios.

Como fazer para higienizar dados?

Atualmente existem diversos fornecedores de serviços de higienização de dados de listas de prospecção B2B. Este trabalho vai envolver tarefas como:

1. Remoção de duplicatas

Começa pela identificação e remoção de entradas duplicadas em sua lista. Isso evita, por exemplo, que os mesmos contatos sejam abordados por vendedores diferentes.

2. Padronização de formatos

Dados como datas, telefones e endereços devem seguir uma padronização de maneira que se gere consistência e facilite análises futuras.

3. Verificação de integridade

Analisa a integridade dos seus dados, como CNPJs, para garantir que estejam corretos e completos.

4. Atualização de informações

Visa garantir que as informações dos contatos estão corretas e atualizadas. Isso inclui nomes, cargos, empresas, e-mails e telefones.

5. Validação de endereços de e-mails

Inclua a validação de e-mails de sua lista para descobrir se ainda são válidos e estão ativos.

[BÔNUS] Enriquecimento de dados

Além de higienizar, você pode aproveitar e enriquecer sua base com dados estratégicos adicionais, como quantidade de funcionários, faturamento presumido, setor e porte econômico, website e redes sociais, entre outras.

Lembrando ainda que dados de empresas são muito dinâmicos e perecíveis. Por isso, é recomendável a manutenção periódica de suas listas e assim garantir a qualidade para você e sua equipe prospectarem mais e melhor.