Completando 25 anos de atuação, a Baterge é um exemplo notável de empreendedorismo nacional bem-sucedido. Afinal, a empresa conta com 3 grandes centros logísticos alugados, já comercializou mais de 1 milhão de baterias e contabiliza mais de 300 clientes atendidos no segmento de soluções em baterias de linha pesada para os diversos segmentos do transporte brasileiro.
![Vinicius Drumond | Case Baterge](https://i0.wp.com/blog.econodata.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Vinicius-Drummond-1.jpg?resize=640%2C640&ssl=1)
“Tudo começou com meu avô, que ensinou meu pai a reformar baterias. Depois de experiências mal-sucedidas em algumas empresas do ramo, ele decidiu abrir o próprio negócio. Eu e meu irmão nos juntamos a ele e começamos cedo, com 12 e 14 anos, reformando baterias em um espaço reduzido. O tempo passou, migramos da produção para o ramo de distribuição e consolidamos um papel de referência no mercado nacional nos últimos 10 anos”, explica Vinicius Drumond, sócio e diretor comercial da Baterge.
Sob liderança da segunda geração da família Drumond, a empresa vem se destacando também pela ousadia e pioneirismo na gestão comercial do negócio. Para impulsionar o crescimento sustentável, a Baterge encontrou na Econodata uma parceira estratégica.
“Busquei uma plataforma que permitisse encontrar informações de forma rápida e fácil, sem a necessidade de apertar muitos botões para otimizar o tempo e a produtividade do meu time de vendas. Essa é a cereja do bolo da Econodata: ajudar a construir um processo de prospecção de maneira inteligente. Ela não vai fazer um milagre para você, mas vai te dar o direcionamento correto. Quando a gente tem essa direção, isso economiza muito tempo e dinheiro também”, afirma.
Dados assertivos e filtros precisos: diferenciais da Econodata
Antes de investir na plataforma premium, Vinicius relata que teve algumas experiências com alguns concorrentes da Econodata. O resultado?
“Os dados oferecidos e a precisão do filtro de quantidade de funcionários fizeram muita diferença na hora de escolher a Econodata. Para se ter uma ideia, o primeiro concorrente que abordei não tinha esse filtro. Já o segundo até tinha, mas o sistema deles não trazia a informação precisa como a Econodata apresenta”, revela Vinicius.
Outros diferenciais citados pelo executivo referem-se à organização e precisão na hora de apresentar os resultados de uma pesquisa de prospecção.
“Testando um dos concorrentes da Econodata, percebi que quando você faz uma pesquisa, é comum acontecer uma mistura grande de empresas. Por exemplo, queria filtrar empresas de São Paulo, estado de SP. Aí o resultado trazia empresas que não eram de São Paulo. O que me incomodou demais foi o medo de perder um potencial cliente que deveria estar naquela pesquisa e não localizamos pela desorganização do sistema. Então, isso não é trabalhar de forma inteligente, pois buscamos a certeza que a Econodata tem nos trazido de maneira bem efetiva.”
De cada 10 leads, 5 viram vendas efetivas
Além do trabalho inicial de inteligência de mercado, onde são definidos o perfil de cliente ideal e os melhores mercados a serem prospectados, Vinicius destaca a qualidade dos leads gerados pela plataforma.
Os números impressionam. Em apenas 3 meses de uso, a Baterge já conseguiu aumentar em 50% sua taxa de fechamento em vendas.
“Para se ter uma ideia, uma unidade de bateria custa em média R$800. Uma empresa de transportes, com uma frota de 2 mil carros, consome cerca de 100 baterias por mês. Uma venda dessas garante uma recorrência mensal de R$90 mil. Por isso, a Econodata tem nos ajudado a transformar em realidade o sonho de crescermos exponencialmente nos próximos meses”, revela Vinicius.
Tudo isso turbinado pela construção e manutenção de um processo de prospecção inteligente.
“Depois de 25 anos de muita luta, aprendemos a trabalhar de forma inteligente. Paramos de atirar para tudo quanto é lado e focamos em mapear os melhores segmentos e a gerar os leads certos. Hoje, de cada 10 leads gerados pela Econodata, fechamos com 5. Por que? O nosso foco principal não é a quantidade, mas a qualidade daquele lead. Então, não me importo de descartar o que for preciso descartar”, explica.
Elementos essenciais para implementar um processo de prospecção inteligente
Com propriedade para analisar o mercado, Vinícius ressalta que implementar processos de prospecção inteligente se tornou essencial para o crescimento das empresas do ramo de transportes.
“É importante investir em um software organizado e eficiente para agilizar o processo de vendas e atender às necessidades do seu público-alvo, composto por diretores de empresas de ônibus e caminhões. Isso permite uma abordagem direta e personalizada ao entrar em contato com os decisores das empresas para oferecer um produto que chame a atenção e gere interesse”, ensina.
Em termos operacionais, além da adoção de uma plataforma de prospecção B2B, o stack de vendas deve incluir também a escolha de um bom CRM.
“Hoje, usamos a Ploomes. Ele é mais objetivo. É mais interativo e resolve o feijão com arroz na área, pois é só chegar e anotar as informações sobre os clientes. Nosso próximo passo é integrar a Econodata com a Ploomes, pois sabemos que já existe a possibilidade de integração nativa entre as plataformas.”
O sucesso da Baterge demonstra a viabilidade de modernizar processos de vendas em empresas tradicionais e familiares, através da inteligência de mercado, geração de leads e prospecção ativa.