Nos últimos 21 anos, a Filmax Plásticos se consolidou como grande referência na produção de embalagens flexíveis. Isso se explica pelo uso de tecnologia inovadora e na aplicação de processos de gestão únicos para garantir a alta qualidade de seus produtos.
Buscando expandir sua atuação no mercado das regiões Sudeste e Sul, a empresa encontrou na Econodata o parceiro ideal para aplicar a inteligência em vendas B2B em seus processos de prospecção comercial.
“Com a Econodata, buscamos estruturar de maneira mais assertiva nossa gestão de vendas. Desenvolvemos produtos específicos, para clientes específicos. Portanto, precisávamos de ferramentas onde fosse possível fazer a segmentação demográfica, comportamental e geográfica e assim alavancar a nossa capacidade de fazer prospecção ativa em novos mercados”, explica Natália de Souza, analista de mercado na Filmax Plásticos.
A seguir, vamos entender melhor como foi possível atingir resultados tão expressivos através do uso da inteligência em vendas B2B da Econodata. Preparados?
O funil de vendas da Filmax Plásticos
De forma resumida, podemos dizer que o processo de vendas na Filmax Plásticos se baseia em 3 etapas principais: geração de leads qualificados, oportunidade – quando negocia-se preço e são enviadas amostras para avaliação técnica – e fechamento de negócios.
“Nosso mercado é bem enxuto e nichado. Buscar os clientes ideais necessita de um esforço maior. Hoje, uma negociação em nosso funil de vendas pode durar de 6 meses a 1 ano, dependendo do material em desenvolvimento. Estávamos em um momento de estagnação na atração de oportunidades em novos clientes e segmentos”, revela Natália.
Foi através do trabalho de inteligência de mercado oferecido pela plataforma Econodata que o time comercial da Filmax Plásticos conseguiu reverter este cenário, ao aumentar em 2,5 vezes a sua capacidade de geração de novas oportunidades de negócios.
“Para se ter uma ideia, passamos de 2 para 5 envios de amostras por mês em comparação aos meses anteriores ao uso da Econodata. Inclusive, o bom trabalho feito até aqui trouxe reflexos em nossa meta para 2023, que passou de 5 para 10 envios de amostras por mês. Existe uma grande perspectiva de novos fechamentos para os próximos meses com amostras de produtos já enviadas e aprovadas”, analisa.
As negociações em andamento trazem a esperança de um futuro de muito sucesso para a área de vendas da Filmax Plásticos.
“Até o momento geramos uma lista de prospecção com 396 leads. Desses 396, 185 transformaram-se em leads qualificados. Muitos leads são qualificados mesmo, mas acabam não seguindo em frente por questões específicas de negociação, como preço. Mas temos 5 empresas que ainda estão em negociações e 2 empresas expressivas já convertidas em clientes da nossa carteira”, revela Natália.
Missão Econodata: trazer novos clientes para o time de vendas
Para a especialista, uma das maiores contribuições da plataforma Econodata para o negócio da empresa foi ter ajudado a expandir o processo de prospecção para mercados que ainda não estavam sendo abordados pelo time de vendas.
A estratégia de focar o uso da plataforma na busca por novos clientes de médio a grande porte tem sido bem-sucedida. Os números comprovam isso: até agora houve um aumento de 8% no ticket médio de vendas.
Comercial batendo metas por 2 meses seguidos
Mas os bons resultados não ficaram restritos aos números de vendas realizadas. Metas de equipes foram batidas e muito comemoradas.
“Antes da contratação da plataforma, nosso time comercial não estava conseguindo bater as metas. Ao fechar o ciclo dos primeiros 90 dias de uso da Econodata, conseguimos bater a meta de vendas por 2 meses consecutivos. Trouxemos contas médias como clientes. E, das vendas realizadas para novos clientes, 9% vieram de leads gerados com o trabalho de inteligência de mercado realizado pela plataforma”, ressalta Natália.
Ou seja, as perspectivas do cenário de vendas para 2023 são as melhores possíveis. “Estamos em negociação com 5 clientes neste momento, com possibilidades em convertê-los para venda. O uso da plataforma trouxe uma melhor percepção e visão do nosso negócio”, finaliza Natália.
Resumo em números | Case Filmax Plásticos:
- Aumento de 2,5 vezes na capacidade de prospecção de novos clientes
- Aumento de 8% no ticket médio de vendas
- Meta de vendas batida por 2 meses consecutivos, com apenas 3 meses de uso da plataforma