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Filmax Plásticos aumenta em 2,5 vezes sua geração de oportunidades com uso da Econodata

Nos últimos 21 anos, a Filmax Plásticos se consolidou como grande referência na produção de embalagens flexíveis. Isso se explica pelo uso de tecnologia inovadora e na aplicação de processos de gestão únicos para garantir a alta qualidade de seus produtos. 

Buscando expandir sua atuação no mercado das regiões Sudeste e Sul, a empresa encontrou na Econodata o parceiro ideal para aplicar a inteligência em vendas B2B em seus processos de prospecção comercial.

“Com a Econodata, buscamos estruturar de maneira mais assertiva nossa gestão de vendas. Desenvolvemos produtos específicos, para clientes específicos. Portanto, precisávamos de ferramentas onde fosse possível fazer a segmentação  demográfica, comportamental e geográfica e assim alavancar a nossa capacidade  de fazer prospecção ativa em novos mercados”, explica Natália de Souza, analista de mercado na Filmax Plásticos.

A seguir, vamos entender melhor como foi possível atingir resultados tão expressivos através do uso da inteligência em vendas B2B da Econodata. Preparados?

O funil de vendas da Filmax Plásticos

De forma resumida, podemos dizer que o processo de vendas na Filmax Plásticos se baseia em 3 etapas principais: geração de leads qualificados, oportunidade – quando negocia-se preço e são enviadas amostras para avaliação técnica – e fechamento de negócios.

“Nosso mercado é bem enxuto e nichado. Buscar os clientes ideais necessita de um esforço maior. Hoje, uma negociação em nosso funil de vendas pode durar de 6 meses a 1 ano, dependendo do material em desenvolvimento. Estávamos em um momento de estagnação na atração de oportunidades em novos clientes e segmentos”, revela Natália.

Foi através do trabalho de inteligência de mercado oferecido pela plataforma Econodata que o time comercial da Filmax Plásticos conseguiu reverter este cenário, ao aumentar em 2,5 vezes a sua capacidade de geração de novas oportunidades de negócios.

“Para se ter uma ideia, passamos de 2 para 5 envios de amostras por mês em comparação aos meses anteriores ao uso da Econodata. Inclusive, o bom trabalho feito até aqui trouxe reflexos em nossa meta para 2023, que passou de 5 para 10 envios de amostras por mês. Existe uma grande perspectiva de novos fechamentos para os próximos meses com amostras de produtos já enviadas e aprovadas”, analisa.

As negociações em andamento trazem a esperança de um futuro de muito sucesso para a área de vendas da Filmax Plásticos.

“Até o momento geramos uma lista de prospecção com 396 leads. Desses 396, 185 transformaram-se em leads qualificados. Muitos leads são qualificados mesmo, mas acabam não seguindo em frente por questões específicas de negociação, como preço. Mas temos 5 empresas que ainda estão em negociações e 2 empresas expressivas já convertidas em clientes da nossa carteira”, revela Natália.

Missão Econodata: trazer novos clientes para o time de vendas

Para a especialista, uma das maiores contribuições da plataforma Econodata para o negócio da empresa foi ter ajudado a expandir o processo de prospecção para mercados que ainda não estavam sendo abordados pelo time de vendas.

“Trouxemos maior inteligência para prospecção, identificando não só os melhores segmentos, mas também as regiões mais rentáveis. Para se ter uma ideia, estamos em negociações avançadas com uma empresa que, em 15 anos de trabalhos de prospecção, nunca tinha sido abordada pelos nossos representantes de vendas.”

Natália de souza

A estratégia de focar o uso da plataforma na busca por novos clientes de médio a grande porte tem sido bem-sucedida. Os números comprovam isso: até agora houve um aumento de 8% no ticket médio de vendas.

Comercial batendo metas por 2 meses seguidos

Mas os bons resultados não ficaram restritos aos números de vendas realizadas.  Metas de equipes foram batidas e muito comemoradas. 

“Antes da contratação da plataforma, nosso time comercial não estava conseguindo bater as metas. Ao fechar o ciclo dos primeiros 90 dias de uso da Econodata, conseguimos bater a meta de vendas por 2 meses consecutivos. Trouxemos contas médias como clientes. E, das vendas realizadas para novos clientes, 9% vieram de leads gerados com o trabalho de inteligência de mercado realizado pela plataforma”, ressalta Natália.

Ou seja, as perspectivas do cenário de vendas para 2023 são as melhores possíveis. Estamos em negociação com 5 clientes neste momento, com possibilidades em convertê-los para venda. O uso da plataforma trouxe uma melhor percepção e visão do nosso negócio”, finaliza Natália.

Resumo em números | Case Filmax Plásticos:

  • Aumento de 2,5 vezes na capacidade de prospecção de novos clientes
  • Aumento de 8% no ticket médio de vendas
  • Meta de vendas batida por 2 meses consecutivos, com apenas 3 meses de uso da plataforma