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Ferramentas de prospecção: o que são e as melhores opções no mercado

Independente do segmento de atuação ou porte da sua empresa, é fato que existe um grande desafio na aquisição de novos clientes. Isso ocorre porque a prospecção em vendas B2B sempre foi um trabalho extremamente braçal e cansativo, mas essa realidade começou a mudar com o surgimento das ferramentas de prospecção…

Com os avanços da tecnologia, hoje é possível contar com diversas soluções que facilitam muito na hora de prospectar novos clientes. Ou seja, para rodar uma operação comercial com produtividade e eficácia, você vai precisar, no mínimo, de algumas dessas ferramentas.

Por isso, neste post resolvemos listar as ferramentas de prospecção que realmente podem mudar a forma que a sua empresa trabalha com vendas B2B. Aproveite!

CRM é ferramenta de prospecção?

Mais do que você possa imaginar! Afinal, organização é uma das características mais importantes para se garantir a criação, o desenvolvimento e a evolução de um processo de prospecção de vendas B2B.

Neste cenário, o CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente, em português) é responsável por controlar todo relacionamento com quem já é cliente e também com futuros clientes.

Sua estrutura é composta por um funil de vendas com etapas pelas quais todos os leads que entram em contato com a empresa precisam passar até se tornar um cliente. 

Esse acompanhamento é fundamental para saber como está o processo de vendas da sua empresa, o que está bom e o que deve melhorar. 

De nada adianta uma excelente prospecção de clientes, se você não conseguir acompanhar todo o processo. 

Se você ainda não tem um CRM para auxiliar a sua equipe de vendas, recomendamos a leitura do artigo 15 alternativas de Sistemas de CRM, que apresenta diferentes opções do mercado para você escolher.

Além deste artigo, existe um webinar muito interessante sobre a importância do uso do CRM na gestão de pré-vendas. Assista ao vídeo:

Ferramentas de Inteligência de Mercado

Muitos processos de prospecção são estruturados com foco apenas na geração de lista de contatos de empresas, sem dar a devida importância ao trabalho de inteligência de mercado. Se esse é o seu caso, precisamos ser bem sinceros com você: 

É bem provável que sua prospecção fracasse num futuro bem próximo!

Para transformar este cenário, além da adoção de um bom CRM, o caminho é investir também em ferramentas que garantam a aplicação dos conceitos de inteligência de mercado desde o início do seu processo de prospecção de vendas. 

A plataforma Econodata surge como uma ótima opção nesta área. Ela utiliza Big Data para auxiliar empresas na definição do perfil de cliente ideal – ICP, além de oferecer a possibilidade de fazer prospecções a partir de segmentações precisas por região, porte, setores, quantidade de funcionários, faturamento presumido e muitos outros filtros inteligentes de busca.

Plataforma Econodata

Conta com mais de 50 milhões de empresas em seu banco de dados, ou seja, praticamente as empresas de todo o Brasil estão na plataforma.

Além disso, com a ajuda da inteligência artificial e Big Data, é possível validar e-mails dos sócios encontrados e também os telefones das empresas, com “robôs” que ligam para validar se os números estão corretos.

Assistir demo completa

Ferramentas de Inside Sales

Para quem ficou com dúvidas, Inside Sales é o ato de vender de forma remota, ou seja, sem o contato presencial e via: telefone, e-mail, skype, entre outros meios.

Este tipo de ferramenta é utilizada para estruturar um processo de prospecção. Nela, é possível criar cadências de atividades para seguir um fluxo pré-definido com o objetivo de aumentar as chances de contatos com os prospects.

Podemos também dizer que é um sistema voltado para a otimização de atividades de vendas com base em três pilares: prospecção, comunicação e gestão.

No mercado brasileiro podemos destacar a Meetime como uma das plataformas mais completas para Inside Sales.

Ferramentas para busca de e-mails

Essas são ferramentas que vão te ajudar a encontrar os e-mails corretos de prospects usando como regra principal o site da empresa que ele trabalha.

Se você souber o nome e o sobrenome da pessoa que deseja localizar, com certeza facilitará bastante a busca pelo e-mail correto para realizar um cold e-mail.

Geralmente, elas oferecem extensões do Chrome que, ao visitar o site da empresa que você está prospectando, ele já apresenta quais e-mails estão relacionados aquela URL.

Findthatlead, Lusha, Snov.io e Hunter.io são algumas das boas opções disponíveis pelo mercado atualmente.

Ferramentas para busca de cargos

Impossível não lembrar imediatamente do LinkedIn! Essa rede social tem um papel muito importante em prospecção B2B, justamente por ter uma base de contatos ligados a determinadas empresas, com nome, cargo e características das pessoas que trabalham nelas.

LinkedIn Sales Navigator

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o LinkedIn possui uma ferramenta de prospecção chamada Linkedin Sales Navigator, com funcionalidades para que você possa usar essa rede social em busca dos clientes ideais para o seu negócio.

Dicas bônus: check-list para escolha de ferramentas de prospecção

Atualmente, existem diversas ferramentas para auxiliar e apoiar o trabalho de equipes de vendas. Algumas são obrigatórias para se atingir um melhor planejamento e organização. 

Outras, são complementares e podem facilitar a prospecção, importante etapa em uma jornada de vendas.

Pensando nisso, o Agendor e a Econodata resolveram unir forças para ajudar sua empresa a trabalhar de forma definitiva com a inteligência em vendas. Clique aqui e conheça o Checklist: Como escolher as melhores ferramentas de vendas.

Check-list de escolha de ferramentas de prospecção e vendas
Check-list de escolha de ferramentas de prospecção e vendas

Conclusão sobre ferramentas de prospecção

Existem muitas ferramentas que prometem ajudar na hora de buscar novos clientes e vender mais o seu produto/serviço. O mais importante é não se deixar enganar pelo preço baixo!

Sempre pesquise referências e pessoas que já tenham utilizado uma determinada solução para não ter dúvida na hora de escolher.

Invista em ferramentas inteligentes que realmente podem mudar o seu cenário atual em vendas e prospecção. 

Recomendamos que sua escolha seja determinada pelo tipo de solução que necessita, analisando o potencial de retorno que aquela ferramenta pode lhe oferecer. Boas vendas!