Você sente que você e sua equipe perdem muito tempo com tarefas operacionais no dia a dia e que esse tempo poderia ser focado em gerar melhores resultados?
A integração entre ferramentas traz não só a otimização de processos que demandam horas do profissional de vendas, mas também reduz falhas, trazendo eficiência.
Neste artigo, vamos te ajudar a entender como a integração entre ferramentas que envolvem seu processo de vendas B2B funciona na prática e as vantagens que você poderá obter ao integrá-las.
Integrar as plataformas que envolvem a jornada de compra, desde o pré-vendas até o pós-vendas, permite criar um fluxo único e dinâmico.
Além disso, os gestores conseguem ter análises de dados mais precisas, o que facilita um processo de tomada de decisão mais rápido e assertivo.
O primeiro ponto a ser analisado é o volume de tarefas que uma única ferramenta pode concentrar. Quanto mais funcionalidades ela abranger, melhor será para o seu processo.
Ao identificar as plataformas que melhor atendam seu processo de vendas, o próximo passo é entender se essas plataformas permitem integrações, ou seja, se possuem API aberta.
API (Interface de Programação entre Aplicações) nada mais é do que uma ponte entre aplicações, que permite levar informações de uma plataforma para outra de forma mais automatizada possível.
Independente das plataformas contratadas, o importante é que elas trabalhem bem juntas e consigam otimizar os processos.
Benefícios da integração entre ferramentas
Alguns dos principais benefícios obtidos quando integramos plataformas são:
- Eficiência
Do melhor controle de informações à redução de erros: as informações de diferentes sistemas passam a estar conectadas, é mais rápido e fácil encontrá-las e a possibilidade de duplicidade, informações conflitantes e até mesmo exclusão acidental ao passar manualmente uma informação de um local para outro, reduz drasticamente.
Ou seja, além da eficiência, tem-se um ganho também em segurança da informação.
- Produtividade
Ao eliminar tarefas repetitivas e burocráticas, a equipe de vendas consegue focar naquilo que é mais importante e, consequentemente, o foco se torna gerar oportunidades em vendas.
Além disso, os gargalos do processo são mais facilmente identificados e as ações corretivas são tomadas de maneira mais ágil.
- Redução de custos
Além da otimização de recursos, os resultados em vendas também aumentam, o que impacta diretamente nos custos operacionais.
A integração de plataformas propicia dados sólidos e confiáveis e acessíveis, torna a rotina de trabalho mais fluida e produtiva, facilitando o acompanhamento do processo do pré ao pós-venda.
Integração com a Econodata na prática
Para otimizar os processos de integração, a Econodata tem integração direta, através de API, com os CRM Moskit e Ploomes, e parceria com o hub de integrações Zapier.
Além disso, é possível integrar a Econodata com qualquer outro software que tenha API aberta, ficando sob responsabilidade da sua empresa a configuração da integração.
Dessa forma, você pode selecionar quais informações disponíveis você quer visualizar em seu software de preferência.
Alguns softwares aos quais podemos integrar a Econodata incluem:
- CRMs;
- Automação de marketing digital;
- Gerenciamento de tarefas;
- Atendimento ao cliente;
- Comunicação interna;
- Entre outros.
O que eu devo integrar?
Antes de configurar a integração, é muito importante definir o objetivo e alinhar as expectativas da equipe.
Após definir os objetivos, é o momento para definir quais dados da Econodata você integrará com seu sistema e qual a frequência com que a integração irá acontecer.
Integrar a Econodata com outras plataformas do seu processo comercial tornam o dia-a-dia do seu time mais ágil, focado no contato com as oportunidades geradas na plataforma e aumenta a inteligência comercial.
No vídeo abaixo, você poderá conferir o passo a passo para integrar a Econodata via Zapier, por exemplo:
Para saber mais sobre os benefícios de integrar a Econodata com outros softwares do seu processo comercial, converse com seu Gerente de Contas.
Por Amanda Coelho
É Gerente de Sucesso do Cliente das contas Premium e Profissional da Econodata. Atuou nos setores de tecnologia, marketing digital e financeiro em cargos de: Pré-Vendas, Analista de Inteligência Comercial e Gerente de Sucesso do Cliente, além de ter atuado também com Customer Experience e Design Thinking.