Atualmente, existem diversas plataformas de apoio para auxiliar o profissional de vendas em seu trabalho.

Algumas são obrigatórias para se atingir um melhor planejamento e organização. Outras, são complementares, facilitando o processo de prospecção.

Abaixo, iremos elencar algumas plataformas que consideramos essenciais para você que está começando a estruturar um processo de prospecção outbound.

Plataformas de apoio: CRM

Quando falamos de CRM, estamos considerando as soluções de Customer Relationship Management, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

Por falar nela, como você organiza as informações do seu cliente? Algumas empresas utilizam agendas, outras planilhas. Essas soluções são suficientes apenas em curto prazo e para quem ainda não pensa em escalar o negócio. 

Se esse não é o seu caso, talvez esteja na hora de adquirir um serviço de CRM. Abaixo, citamos alguns benefícios na adoção de um CRM em sua empresa:

  • Organização e gestão do histórico das suas oportunidades, facilitando o relacionamento com seus prospects (oportunidades) e clientes;
  • Organização das tarefas e touchpoints (pontos de interação) de contatos. Além disso, não é necessário depender da memória ou registro de e-mails que estão exclusivamente com um executivo de vendas, por exemplo.
  • Centralização das informações: todo o histórico de um prospect ou cliente estará disponível para quem tiver acesso à plataforma.
  • Gestão de indicadores: os CRMs oferecem diversos relatórios e gráficos para análise dos seus indicadores, que são fundamentais para avaliar as métricas e metas definidas.

Existem diversos CRMs disponíveis no mercado, a sua escolha dependerá do seu orçamento e da plataforma que atenderá melhor a sua necessidade. 

Alguns CRMs mais utilizados são: 

Plataforma de apoio: geração de leads

Para você escalar ainda mais seu processo de prospecção, é necessário que você tenha uma plataforma de geração de leads

Este é o caso da plataforma Econodata. Com ela, você consegue, além de gerar leads, fazer um estudo de perfil do seu cliente e analisar todo potencial de mercado a ser explorado. 

Alguns dos seus principais benefícios são:

  • Economia no tempo de busca de leads: sua equipe terá mais produtividade e poderá escalar seu negócio com leads e dados mais assertivos, evitando a procura de informações no Google, LinkedIn etc.;
  • Segmentação do seu mercado com precisão: você pode ter a visão completa dos leads a serem trabalhados, de acordo com o seu perfil ideal de cliente (ICP). Isso é fundamental para montar estratégias de prospecção, além de poder analisar o potencial de mercado que ainda pode ser explorado;
  • Acelerar a prospecção outbound: com a plataforma Econodata, você ganha escala e portanto aumenta as chances de conseguir um número maior de oportunidades e direcionar melhor o tempo da sua equipe.

Plataformas de apoio: campanhas de e-mail marketing

Se a sua forma de prospecção é mista e você deseja nutrir os leads com conteúdos relevantes para manter um relacionamento com o potencial cliente, é fundamental que você possua uma ferramenta de gestão e envio de e-mails marketing.

Mas o que é uma plataforma de e-mail marketing? É um software que ajuda a alcançar seus objetivos com a sua campanha de e-mail marketing.

Conforme a sua lista de e-mails cresce cada vez mais, se torna mais difícil enviar milhares de mensagens diariamente. Porém, com a ferramenta certa, você pode simplificar o processo e isso o ajudará a manter sua produtividade.

A maioria dos softwares também lhe trará insights sobre como melhorar seu desempenho. Por exemplo, eles podem rastrear:

  • quem abriu o e-mail;
  • quem clicou nos links;
  • quem marcou o envio como spam;
  • para quantas pessoas foram efetivamente enviadas;
  • dentre outras métricas.

Assim, você poderá ter uma visão geral de como sua campanha está performando, ajustar e melhorar seu desempenho nos próximos envios.

Existem também diversas plataformas de apoio a campanhas de e-mails marketing como, por exemplo:

LinkedIn

Essa plataforma de networking profissional é muito interessante para utilizar em conjunto com as demais.

O LinkedIn permite a identificação dos profissionais responsáveis em cada empresa, facilitando a identificação da sua persona (personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio) e ajudando na aproximação e abordagem do lead.

Agora que você já conhece as principais plataformas para iniciar a prospecção outbound, que tal se aventurar e conhecer algumas delas? Existem diversas plataformas no mercado que possuem versão gratuita, aproveite.

É cliente Econodata? Caso tenha alguma dúvida de qual plataforma escolher, converse com seu Gerente de Contas. Boas vendas!

Vanessa Ambrosi

Por Vanessa Ambrosi
É Gerente de Sucesso do Cliente das contas Premium da Econodata. Em mais de 10 anos atuando no setor de tecnologia, passou por diversos cargos: Analista Comercial e Pré-Venda, Pós-Venda e Gerente de Sucesso do Cliente. Cursa Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Liderança – PUC/RS e é Tecnóloga em Processos Gerenciais – Uninter/RS.