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Gama aposta na Econodata e aumenta em 130% suas vendas via outbound

Prestes a completar 10 anos de existência, a Gama é uma empresa genuinamente gaúcha, mais precisamente do município de São Leopoldo. Em pleno crescimento, eles contabilizam mais de 4.000 empresas atendidas e se destacam justamente por oferecer soluções diferenciadas de marketing digital para seus clientes.

Os caminhos da Gama e da Econodata se cruzaram no início de 2024, quando a Gama decidiu expandir sua operação, até então baseada em prospecções ativas manuais e por ações de inbound marketing.

“Tínhamos 5 vendedores, utilizando apenas o RD Station como CRM. Começamos a estruturar um processo de outbound mais robusto no final de 2023. Oferecemos mais de uma solução em Marketing Digital, então a ideia era gerar dados conforme a demanda de cada produto para prospecção”, explica Augusto Trevizan Krebs, Head de Negócios na Gama.

Para alcançar tais objetivos, eles perceberam a necessidade de se investir em uma ferramenta que ajudasse o time comercial na segmentação, inteligência de mercado e acesso a dados para contato com potenciais clientes. Após alguns testes de seus vendedores nas ferramentas gratuitas da Econodata, o investimento na versão premium da plataforma foi um passo natural.

“A Econodata tem nos ajudado a identificar as melhores oportunidades. Ao fornecer os contatos dessas empresas, a plataforma fez com que tivéssemos um acréscimo de até 130% em nossa receita bruta oriunda de vendas via outbound. Além disso, ganhamos também inteligência mercadológica e otimizamos as atividades do time de pré-vendas.”

Augusto Trevizan Krebs | Head de Negócios na Gama

Um resultado incrível colhido em apenas 5 meses de relacionamento entre as empresas. A seguir, vamos contar mais detalhes desta parceria de sucesso.

Economia de tempo na prospecção usando Econodata

Além do retorno financeiro, outro resultado interessante foi o ganho em produtividade que a implementação da plataforma Econodata trouxe para a rotina de trabalho da equipe comercial da Gama.

“Posso garantir que nossa etapa de prospecção teve uma redução de um terço no tempo levado para classificar as empresas, identificar os tomadores de decisão e, de fato, fazer o contato com eles. Hoje, o esforço do nosso time de pré-vendas está basicamente no que de fato deve ser focado: contatar os leads e esquentá-los para uma possível venda”, afirma Augusto.

A experiência de uso da plataforma e o atendimento da equipe de Customer Success são outros grandes diferenciais da Econodata. “Saliento a usabilidade prática e acessível da ferramenta. O atendimento é ágil e gentil, inclusive quando precisamos discutir situações pontuais causadas pela tragédia climática em nosso estado (RS)”, completa Augusto.

Apesar de ainda ser prematuro falar em ganhos na retenção da carteira de clientes, o executivo vislumbra boas perspectivas para o futuro.

“Ainda é cedo para falar, mas algo que facilita muito o processo comercial, desde a venda até a retenção, é focar no ICP de cada produto, fazendo com que as negociações tenham muito mais aderência bem como a tendência de aumentar o LTV da base. Isso porque as negociações criadas a partir dos leads gerados pela Econodata têm necessariamente o perfil do cliente que consideramos ideal.”

O segredo do sucesso no outbound: uso da inteligência de mercado

O projeto de implementação da área de outbound da Gama seguiu as melhores práticas dos playbooks de vendas B2B, iniciando o planejamento com o uso da inteligência de mercado para definir o perfil de cliente ideal e os mercados alvo.

“Após a utilização da Econodata, tivemos muito mais êxito na prospecção ativa e na celeridade de transformar negociações frias em vendas com receita de curto prazo. A união dos dados e análises oferecidas pela ferramenta atrelada com a nossa estratégia de vendas, que está focada por produto e mercado de interesse, transformou o outbound numa das principais fontes de receita da Gama. E isso é algo raro em nosso segmento de atuação”, finaliza Augusto.