You are currently viewing [Análises setoriais] Estéticas e cabeleireiros, petshops, fabricação de tintas e imobiliárias

[Análises setoriais] Estéticas e cabeleireiros, petshops, fabricação de tintas e imobiliárias

Quando escrevi na semana passada sobre tamanho de mercado, as inúmeras respostas que recebi me inspiraram a escrever um pouco mais sobre tamanhos de mercado hoje.

Por aqui na Econodata, volta e meia estamos ajudando clientes e prospects que nos procuram a dimensionar seus mercados. E não raro a gente se vê brincando com números e até tendo insights interessantes.

Por exemplo:

Você sabe qual a capital do Brasil com maior concentração de estéticas e cabeleireiros?

Tomando como base os números da nossa base de dados via nosso simulador de prospecção, que possui uma amostra de 81% dos CNPJs do Brasil, é possível estimar o tamanho total do mercado.

Aí basta cruzar com os dados do IBGE e temos Brasilia com 18 cabeleireiros/estéticas para cada 10.000 habitantes. Porto Alegre, em segundo, tem 16 para cada 10.000. Depois Rio com 13, São Paulo e Salvador com 12. BH é uma das capitais “menos vaidosas”, com 8.

Por outro lado, Curitiba tem a maior concentração de pet shops entre as capitais: 5,8 para cada 10.000 (considerando o CNAE 4789-0/04). Aliás, é no sul que essas taxas são mais altas: Porto Alegre tem 4,3 e Floripa 3,9.

E o tamanho do mercado específico de Fabricação de Tintas e afins?

8.706 empresas só no nosso banco de dados. Veja nesta análise setorial abaixo que eu elaborei:
analise setorial fabricação de tintas

Imobiliárias? Abaixo mais uma análise setorial feita aqui:
análise setorial mercado imobiliário

Tudo isso foram rápidas amostras de números que regularmente passam por nós.

O mais legal é que dá pra ser extremamente específico, como Lojas de Conveniência do interior de Pernambuco ou Tosqueadores de Ovinos de Cuiabá.

Como profissional de vendas B2B que sou, não consigo não me empolgar ao enxergar em números o potencial de negócios dos diversos mercados B2B existentes.