A geração de leads é uma estratégia essencial para empresas que buscam expandir sua base de clientes. Afinal, leads representam potenciais consumidores interessados nos produtos ou serviços oferecidos pela sua empresa.
Neste artigo, vamos explorar o que é geração de leads, como aumentar a sua eficácia, especialmente no mercado B2B, e apresentaremos quatro passos para realizar uma geração de leads qualificados.
Além disso, destacaremos como as ferramentas gratuitas da Econodata podem ser aliados valiosos para turbinar o seu processo de geração de leads.
O que é geração de leads?
A geração de leads é o processo de atrair e converter possíveis clientes interessados em seus produtos ou serviços.
Ela envolve estratégias que visam capturar informações de contato desses potenciais clientes, transformando-os em leads qualificados para a sua equipe de vendas.
Como aumentar a geração de Leads?
Para alavancar a geração de leads para seu funil de vendas, você vai precisar planejar e adotar uma série de ações estratégicas. Isso envolve, por exemplo:
- otimizar o site para capturar informações dos leads;
- investir em marketing de conteúdo relevante para atrair leads;
- utilizar as redes sociais de maneira estratégica.
Além disso, a segmentação de público e a personalização das mensagens são práticas-chave para aumentar a conversão de leads.
Também é muito importante sua empresa contar com um processo de prospecção ativa ou outbound, que procura buscar o cliente de forma ativa, através do contato direto com prospects que normalmente ainda não conhecem sua empresa. Ele é bastante utilizado em vendas B2B, pois permite à empresa contatar os melhores leads e fechar vendas maiores. Saiba mais sobre esse processo no artigo “Prospecção ativa”.
Geração de leads B2B
Selecionamos um grupo de 100 vendedores B2B e fizemos a seguinte pergunta: Atualmente qual a principal dificuldade que você enfrenta para gerar leads qualificados?
As respostas mais comuns foram:
- Faz tudo manualmente, sem ajuda de ferramentas especializadas;
- Não consegue falar com o público certo, na hora certa;
- Não encontra/conversa com os decisores;
- Esbarra em listas de leads com dados inválidos.
Isso se explica porque, no contexto B2B, a geração de leads exige um planejamento e preparação bem específicos. Por isso, primeiro você vai precisar entender as necessidades e os desafios do público que deseja prospectar, segmentar o mercado de maneira adequada e criar conteúdo que resolva problemas específicos do setor.
A boa notícia é que você terá várias ferramentas disponíveis para ajudar com a geração de leads. Abaixo listamos aquelas que você pode explorar em seus próprios canais digitais para começar:
- Formulários de contato em seu site;
- Landing pages com ofertas específicas;
- Pop-ups e barras de notificação em seu site;
- Anúncios pagos como Google Ads e Facebook Ads;
- SEO e marketing de conteúdo para atrair tráfego orgânico;
- Redes sociais para engajar e segmentar públicos-alvo;
- Integração com ferramentas de automação de marketing para rastrear e nutrir leads.
Além disso, você pode investir também em algumas soluções específicas para gerar mais leads:
Ferramentas para Gerar Leads Grátis
- Farejador de Leads Grátis | Econodata
- Consulta a Sites de Associações
- Consulta a Sites de Sindicatos
- Consulta a Sites da Transparência Pública
Geração de Leads com Ferramentas Pagas
4 passos para fazer a geração de leads qualificados
Iniciar o processo de geração de leads qualificados demanda uma abordagem estruturada que pode ser feita resumidamente em quatro passos:
1° passo: Identifique seu público-alvo
Conheça seu público para criar mensagens mais eficazes. Use dados demográficos e comportamentais para personalizar suas abordagens.
Aqui cabe indicarmos a nossa calculadora de mercado gratuita, que gera análises avançadas para você compreender melhor a distribuição do mercado que você deseja prospectar, além de descobrir tendências e oportunidades de novos negócios para sua empresa.
2° passo: Crie conteúdo relevante
Produza conteúdo que resolva problemas e forneça valor aos seus leads. Blogs, ebooks e webinars são ótimas formas de atrair a atenção do público com a oferta de conteúdo específico e especializado.
Se possível, incorpore em seu time de marketing desenvolvedores e especialistas em tecnologia para criar produtos e ferramentas gratuitas para o seu público-alvo.
Na Econodata, por exemplo, formamos uma equipe multidisciplinar que atua no desenvolvimento de ferramentas gratuitas como o Farejador de Leads Grátis e a Calculadora Gratuita de Mercado.
3° passo: Utilize estratégias de captura de leads
Incorpore formulários em seu site, ofereça materiais exclusivos em troca de informações de contato e utilize pop-ups estratégicos para capturar leads durante a navegação.
Essas são apenas algumas das várias estratégias disponíveis para capturar leads. Uma dica importante: recomendamos a leitura do livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, que lista os 19 canais que contribuem para a geração de leads, de maneira que você não fique refém apenas de um canal de aquisição. São eles:
- Blogs especializados
- Publicidade
- Relações Públicas Não Convencionais
- Search Engine Marketing (SEM)
- Social ads e display ads
- Anúncios offline
- Search Engine Optimization (SEO)
- Marketing de conteúdo
- E-mail marketing
- Engenharia como marketing
- Marketing Viral
- Business Development (BD)
- Vendas
- Programas de afiliados
- Plataformas existentes
- Feiras de negócios
- Eventos offline
- Palestras
- Criação de comunidades
4° passo: Use a Econodata para prospecção
A Econodata se destaca como uma plataforma de inteligência de mercado para a prospecção B2B, além de alavancar a geração de leads. Com dados atualizados e segmentação inteligente, a plataforma Premium da Econodata vai te ajudar a identificar leads qualificados e acelerar seu processo de conversão.
Depois de todas essas explicações, ficou claro por que a geração de leads B2B é crucial para o sucesso de uma empresa.
Ao entender as particularidades do mercado, adotar estratégias específicas e contar com ferramentas especializadas, as empresas podem otimizar a prospecção e conquistar resultados sólidos em seus negócios.
Dúvidas Frequentes:
A geração de leads é o processo de atrair e converter potenciais clientes interessados em seus produtos ou serviços, capturando suas informações de contato para futuras interações.
Leads são potenciais clientes que demonstraram interesse em seus produtos ou serviços, fornecendo informações de contato que podem ser utilizadas para iniciar um relacionamento comercial.