Dos 25 cargos com crescimento mais acelerado nos últimos 5 anos, 5 estão presentes na área de vendas, segundo revelam dados exclusivos do LinkedIn. São eles:
- Executivo de Vendas (Inside Sales ou Outside Sales)
- Representante de desenvolvimento de vendas (BDR) ou Analista de pré-vendas
- Gerente de Contas Estratégicas ou Executivo de Contas Enterprise
- Diretor(a) de Receita
- Diretor(a) Comercial
Talvez seja por isso que muitos profissionais almejam atuar nesta área e tanto desejam saber também quanto ganha um vendedor. Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a encontrar as melhores respostas. Boa leitura!
O que faz um vendedor?
Segundo a Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, dentre as principais atividades, esses profissionais:
- Planejam atividades de vendas especializadas e de demonstração de produtos;
- Realizam seus trabalhos através de visitas a clientes, onde apresentam e demonstram seus produtos, esclarecem dúvidas e acompanham o pós-venda;
- Contatam áreas internas da empresa;
- Sugerem políticas de vendas e de promoção de produtos e
- Participam de eventos.
Como atua um vendedor?
No Brasil, há diversos tipos de vendedores, tais como: inside sales, representante de vendas, analista de vendas, executivo comercial, vendedor externo, entre outros nomes que surgiram para caracterizar uma pessoa que tem capacidade e se especializa para vender produtos e serviços.
Abaixo, descrevemos alguns tipos de cargos adotados pelas empresas no Brasil:
Tipos de vendedor
SDR – Sales Development Representative
Também conhecido como pré-vendedor, sua principal função é qualificar os leads gerados pelo marketing. A qualificação é feita através de critérios estabelecidos para indicar se um lead pode ou não prosseguir no funil de vendas.
BDR – Business Development Representative
Também possui a função de pré-vendedor, porém, diferentemente do SDR, atua nos leads gerados pela prospecção outbound. Diante disso, o BDR trabalha com leads mais frios e precisa aplicar um discurso mais persuasivo de topo de funil.
Analista de Inteligência de Mercado
Tem a responsabilidade de olhar para o mercado e definir quais empresas têm o perfil de compra (Perfil de Cliente Ideal – ICP).
Vendedor
O vendedor, também conhecido como closer ou consultor de vendas, é o responsável por demonstrar e efetuar a venda do produto ou serviço, bem como entrar em detalhes desejados pelo lead e esclarecer suas dúvidas.
Customer Success
É responsável por acompanhar o novo cliente na Jornada do Cliente, que é composta pelo onboarding (treinamento inicial do time do cliente), acompanhamento, upsells e coleta dos resultados para a construção de cases de sucesso.
Coordenador de Vendas
Acompanha e organiza o time de vendas ou pré-vendas para obter a máxima performance e atingir as metas estipuladas.
Gerente Comercial
É responsável pela gestão completa do time, incluindo os coordenadores. Também trabalha na construção e aprimoramento do playbook e definição das metas.
Diretor Comercial
É o nível mais alto da hierarquia da carreira de vendas. Define e/ou participa da construção da melhor estratégia comercial, incluindo pricing, aprovação para aquisição de ferramentas, canais a serem utilizados na prospecção (cold e-mail, cold call, social selling etc.) e outros assuntos estratégicos.
Onde atua um vendedor?
A Pesquisa de Cargos e Salários de Vendas e Marketing 2024, feita pela consultoria Foursales, ressalta o papel cada vez mais estratégico do vendedor.
Cada vez mais hiperespecializados, a Foursales destaca que esses profissionais agora precisam não só compreender profundamente as necessidades dos clientes, mas atuar também como especialistas nas soluções ou serviços que oferecem.
Qual é o salário do vendedor?
Baseado nos dados informados nos anúncios de vagas por empresas e pelas informações salariais repassadas por candidatos, o site Glassdoor traz as principais médias salariais na área de vendas. Vamos a elas:
Quanto ganha um vendedor em média no Brasil?
SDR = R$ 2 mil – R$ 3 mil/mês + R$ 600 (variável)
BDR = R$ 2 mil – R$ 4 mil/mês + R$ 1.667 (variável)
Closer = R$ 3 mil – R$ 7 mil/mês + R$ 2.083 (variável)
Gerente Comercial = R$ 4 mil – R$ 12 mil/mês + R$ 2.500 (variável)
Diretor Comercial = R$ 10 mil – R$ 34 mil/mês + R$ 12.500 (variável)
Fonte: Glassdoor
Quanto ganha um vendedor em São Paulo?
SDR = R$ 2 mil – R$ 3 mil/mês + R$ 1.200 (variável)
BDR = R$ 3 mil – R$ 4 mil/mês + R$ 2.333 (variável)
Closer = R$ 3 mil – R$ 7 mil/mês + R$ 2.083 (variável)
Gerente Comercial = R$ 5 mil – R$ 15 mil/mês + R$ 3.750 (variável)
Diretor Comercial = R$ 15 mil – R$ 35 mil/mês + R$ 13.750 (variável)
Fonte: Glassdoor
Quanto ganha um vendedor no Rio de Janeiro?
SDR = R$ 2 mil – R$ 2 mil/mês + R$ 660 (variável)
BDR = R$ 3 mil – R$ 4 mil/mês + R$ 3.000 (variável)
Closer = R$ 3 mil – R$ 6 mil/mês + R$ 3.500 (variável)
Gerente Comercial = R$ 3 mil – R$ 10 mil/mês + R$ 2.000 (variável)
Diretor Comercial = R$ 9 mil – R$ 30 mil/mês + R$ 9.167 (variável)
Fonte: Glassdoor
Quanto ganha um vendedor em Belo Horizonte?
SDR = R$ 2 mil – R$ 2 mil/mês + R$ 1.500 (variável)
BDR = R$ 3 mil – R$ 3 mil/mês + R$ 448 (variável)
Closer = R$ 3 mil – R$ 5 mil/mês + R$ 5.000 (variável)
Gerente Comercial = R$ 4 mil – R$ 11 mil/mês + R$ 7.083 (variável)
Diretor Comercial = R$ 7 mil – R$ 26 mil/mês + R$ 8.333 (variável)
Fonte: Glassdoor
Quanto ganha um vendedor em Porto Alegre?
SDR = R$ 2 mil – R$ 3 mil/mês + R$ 3.600 (variável)
BDR = R$ 3 mil – R$ 2 mil/mês + R$ 2.400 (variável)
Closer = R$ 2 mil – R$ 6 mil/mês + R$ 2.317 (variável)
Gerente Comercial = R$ 4 mil – R$ 10 mil/mês + R$ 7.200 (variável)
Diretor Comercial = R$ 7 mil – R$ 20 mil/mês + R$ 16.667 (variável)
Fonte: Glassdoor
DICA BÔNUS #1: Quanto deve ganhar um vendedor B2B
Em um dos melhores episódios do podcast Roda da Prospecção, Paulo Krieser, CEO da Econodata, recebeu Mauricio Spiandorello, Diretor Executivo e Sócio na The Foursales Company®, e Camila Rissi, co-fundadora e CEO da Monuv, para compartilhar experiências e boas práticas sobre como definir uma remuneração justa e adequada para vendedores B2B.
DICA BÔNUS #2: Pesquisa de Cargos e Salários por setores
A Pesquisa de Cargos e Salários de Vendas e Marketing 2024, feita pela consultoria Foursales, é uma ótima referência também para quem procura por dados atualizados e confiáveis sobre remuneração de vendedores que atuam em setores como Agricultura, Varejo e Tecnologia. Veja o exemplo abaixo:
Composição do salário de um vendedor
Geralmente, a remuneração de um vendedor é composta pela soma de um ganho fixo mensal mais ganhos variáveis que podem ser comissões por venda, por faturamento, por margem de lucro, por rendimento etc.
Existem diferentes tipos de comissões e nem todo mundo que trabalha com vendas sabe a diferença de cada uma delas. Vamos a alguns exemplos:
1) Comissão por venda
A forma mais comum porque pode ser utilizada em diferentes setores. Esse tipo de comissão oferece um percentual fixo por venda fechada. Os valores podem ser repassados ao vendedor assim que o cliente paga ou no final do mês junto com o salário.
Esse tipo de comissionamento é o mais simples de calcular e bem justo. Porque quanto maior for o valor da venda, maior será a comissão. Claro que a porcentagem tem que ser ajustada para que ambas as partes saiam “felizes” dessa relação.
2) Comissão por faturamento
A comissão por faturamento é calculada de acordo com as vendas da empresa. Algo importante a ser levado em consideração é que o seu faturamento é a receita bruta – sem retirada de custos.
Nesse caso a comissão é calculada de acordo com o faturamento do mês anterior.
Exemplo: se uma empresa vendeu mês passado o equivalente a R$100.000,00 e a comissão do vendedor é de 0,5% do total do faturamento total, ele terá direito a R$500,00 neste mês.
Para ser um processo justo é importante a empresa determinar qual deve ser o faturamento mensal para que em cima deste valor seja calculado uma previsão de comissão.
Assim, os seus objetivos estarão assegurados e a exposição ao risco será menor, tanto para a empresa como para o colaborador. Ou seja, todas expectativas alinhadas.
3) Comissão por margem de lucro
Diferente do faturamento, cuja comissão é formada somente pelo percentual pré-determinado, a comissão por margem de lucro envolve mais um cálculo: o próprio lucro.
Trata-se de um modelo interessante, pois está ligado à lucratividade do negócio, proporcionando um equilíbrio no caixa.
Nesse tipo de comissão, o vendedor recebe uma porcentagem fixa por venda realizada, contudo o cálculo não é feito pela venda e sim pelo lucro.
Dessa forma é necessário conhecer todos os custos diretos e indiretos, além de manter sempre a transparência com a equipe.
4) Comissão por recebimento
Essa comissão é indicada para empresas que vendem a prazo e recebem os valores da venda de forma parcelada.
É diferente da comissão por faturamento, a qual é concedida pelo montante vendido, independente se já foi arrecadado ou não.
No caso da comissão por recebimento, o valor só é repassado ao vendedor após a empresa receber o montante.
A vantagem desse modelo é o maior controle sobre o fluxo de caixa, uma vez que o pagamento da comissão aos vendedores só é feito após o dinheiro entrar na empresa.
Duas outras vantagens que podemos destacar faz referência ao estímulo que os vendedores têm de vender à vista e o controle do seu capital de giro.
5) Bônus por rendimento
Por que não oferecer algo aos vendedores que se destacarem?
Podemos explorar essa comissão não só aos vendedores que mais fecharam contratos, como também aqueles que se mostrarem mais engajados com os valores da empresa ou os que tiveram uma maior evolução durante o mês.
Precisamos lembrar que os bônus não podem ser concedidos a esmo, sendo necessário adequamento a estratégias/metas e necessidades da empresa.
Normalmente é utilizado com porcentagens. Se o vendedor bater 50% a mais da sua meta, por exemplo, ganha além da comissão um bônus extra.
Se a empresa não consegue se comprometer em pagar esse bônus além da comissão, é interessante ver uma outra forma de reconhecer o esforço do vendedor. Um bom exemplo é disponibilizar um vale compras, vale cultura, vale esportes etc.
Quer ganhar mais, vendedor? Então, estude!
Você já deve ter lido ou ouvido alguma vez essa famosa frase de Thiago Concer, líder do movimento “Orgulho de Ser Vendedor – OSV”. Segundo Concer, “estudar não garante o sucesso, mas a falta dele provavelmente te joga direto no fracasso”.
Os números mostram que isso realmente se reflete pelo mercado mundial. Sabia que fazer uma graduação garante um salário médio 144% acima daqueles que terminaram apenas o Ensino Médio? É o que diz estudo recente feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Há muitos profissionais de vendas, muitas vagas abertas e um salário razoavelmente bom, comparado com as outras áreas que exigem até uma maior formação.
Nossa dica para quem deseja ser um vendedor de sucesso e se especializar cada vez mais para almejar um salário melhor: ler muito sobre inbound marketing, outbound, prospecção e vendas B2B.
Aqui no nosso blog é possível encontrar diversos conteúdos que ajudam o profissional da área de vendas a se diferenciar no mercado de trabalho. Aproveite!