Vender mais é o objetivo de todo o gestor de vendas. E, para isso, toda metodologia direcionada a grandes resultados é sempre bem-vinda. Hoje, vamos aprender um pouco mais sobre Spin Selling e como ela é ideal para que sua equipe bata as metas no final do mês.
O que é Spin Selling?
Esse conceito surgiu no final da década de 80 com o psicólogo inglês Neil Rackham que, ao longo de 12 anos, pesquisou 35 mil vendedores durante seus contatos com prospects e clientes. Naquele tempo, a eficiência das vendas era baixa, visto que elas tinham mais foco no fechamento em si do que sanar a necessidade do cliente.
Spin Selling, livro originado da pesquisa realizada, defende uma metodologia que se utiliza de perguntas pertinentes durante o processo de vendas complexas. SPIN refere-se às iniciais das quatro bases de perguntas: Situação,Problema, Implicação e Necessidade de solução.
Ao utilizar essa metodologia, a venda se torna consultiva (em que o vendedor é também um consultor) levando em consideração as dores e desafios do lead. Assim sendo, melhora a abordagem, compreensão do problema do cliente e aumenta as chances de efetivação da venda.
O Spin Selling é Ideal para o mercado B2B, onde existem vendas complexas com um processo mais longo e com um número de contatos necessários maior.
Veja abaixo, como aplicar essa técnica em seu processo de prospecção ativa.
Como aplicar Spin Selling?
Para aplicar o SPIN Selling, implementa-se um roteiro de perguntas durante a prospecção, seguindo as principais bases:
-
Situação
Em um primeiro momento, é necessário analisar e compreender a situação que o lead se encontra.
O foco aqui é compreender a situação onde o prospect está inserido e se ele possui fit com seu negócio. Para essa primeira etapa, é imprescindível uma rápida pesquisa prévia sobre a empresa a ser prospectada, o mercado em que ela atua e as últimas novidades ligadas à ela. Assim, você passará a mensagem de que se importa com o contexto apresentado por seu prospect e possui uma solução para os desafios que ele apresentou. Se a Econodata entra em contato com uma empresa de SaaS que quer utilizar dados para prospecção, por exemplo, os principais pontos a identificar poderiam ser estudados a partir de perguntas como:
- Como é seu processo de vendas?
- Quantas pessoas trabalhariam em prospecção ativa na sua empresa?
- Quantos Estados pretende atuar?
- Como vocês segmentam seu mercado?
Isso prossegue com perguntas sobre processos, canais, monitoramento de desempenho e eficiência. É importante fazer um mapeamento completo desses itens.
-
Problema
Deve-se usar essa etapa para aprofundar mais e questionar sobre a necessidade do lead. Lembrando que, muitas vezes, o lead ainda não se deu conta do principal problema.
- Qual seu maior desafio no momento da venda?
- Qual seu obstáculo na hora da entrega de seu software?
- Você crê que seu processo de prospecção ativa pode ser melhorado?
Com esse tipo de pergunta, é mais fácil compreender qual as principais dores e desafios do prospect e preparar o mindset do vendedor, adaptado para mostrar a solução de cada problema detectado.
É preciso dar auxílio ao consumidor durante a jornada de compra. Muitas pessoas nem sabem direito a necessidade que possuem. Aqui, o vendedor também é um tipo de “conselheiro” na hora da compra.
-
Implicação
Nesse estágio, o pré-vendedor deve colocar a “pulga atrás da orelha” do prospect e fazê-lo refletir sobre o impacto negativo de não contratar o serviço ou produto fornecido.
- Você já refletiu sobre a perda de produtividade que sua equipe tem ao buscar empresa por empresa no Google?
- Qual o resultado de suas vendas sem utilizar dados atualizados e adequados durante a prospecção?
- Você está ciente de como uma plataforma de dados para prospecção pode lhe dar economia de tempo e dinheiro durante o seu processo de vendas?
Após essas perguntas, tente utilizar cases de empresas que passaram pela mesma dor de seu prospect e que obtiveram grandes resultados ao usar o que sua empresa oferece. Com isso, seu pitch fica mais forte e o poder de convencimento ainda maior.
-
Necessidade
Por último, o Spin Selling foca em mostrar a solução para os problemas detectados e fortalecer a proposta de valor que seu produto ou serviço traz consigo. Essa é a chance de mostrar que seu produto realmente tem peso na melhoria que seu lead espera.
- Diante dos problemas que você me apresentou, posso dizer que tendo uma plataforma de dados para prospecção como a Econodata daria mais economia de tempo para sua equipe.
- O Prospector da Econodata possui um alto nível de assertividade de contatos telefônicos. Isso reduziria o CAC de sua empresa. Que tal conhecer um pouco mais da nossa plataforma?
O objetivo é encaixar o produto ou serviço como uma solução para os problemas enfrentados pelo lead.
Enfim, o Spin Selling trabalha com a compreensão profunda do ambiente em que o lead está inserido e mostra a solução adaptada ao desafio dele. É importante desenvolver um processo de vendas que tenda a se aproximar mais do cliente e qualificar melhor o lead, incitando a ideia de que sua empresa pode oferecer a solução que ele necessita. Mas, para prospectar com eficiência, você necessita saber o tamanho e o potencial que o mercado onde sua empresa tem. Utilize nossa Calculadora de Mercado e saiba quantas empresas existem no nicho que você pretende atender.