Se alguém ainda tinha alguma dúvida, nada melhor do que os números para convencer definitivamente os mais céticos. Com eles apurados e em mãos, podemos afirmar que o RD Summit 2023 realmente se tornou o maior encontro de marketing, vendas e inovação da América Latina.
Para se ter uma ideia, entre os dias 8 e 10 de novembro, o evento conseguiu:
- Bater recorde de público, com a presença de mais de 20 mil participantes;
- Contar com a expressiva participação de decisores, sendo este público 63% do total presente ao evento;
- Reunir mais de 110 palestrantes divididos em 9 trilhas temáticas de conteúdo;
- Produzir mais de 90 horas de conteúdos;
- Esgotar as vendas de cotas de patrocínio reunindo mais de 150 marcas, algumas delas com estandes imponentes na Feira de Negócios.
Participamos do RD Summit 2023 como patrocinadores e neste artigo vamos compartilhar as principais novidades sobre prospecção e vendas B2B discutidas durante o evento.
Prepare-se para ver como o uso de dados, inteligência artificial, ICP e outros temas estão transformando a forma como trabalhamos o funil de vendas. Reserve alguns minutos do seu dia, pois há muito para refletir e implementar em sua rotina profissional. Vamos lá!
Econodog, o melhor amigo do vendedor B2B
Quem disse que o RD Summit não era pet-friendly? O Econodog, o melhor amigo do vendedor B2B, foi a grande novidade trazida pela Econodata, única plataforma de dados para prospecção oficialmente presente, e rapidamente se tornou um dos queridinhos do evento.
Quem visitou o estande da empresa, reconhecida pelas mais diversas premiações do mercado brasileiro como a melhor plataforma de inteligência em prospecção B2B, teve a chance de levar o Econodog, em versão pelúcia, para casa.
Adestrado pelos mais modernos algoritmos de inteligência artificial, este bravo cão nasceu com o conceito de ajudar profissionais de marketing e vendas B2B a farejar os melhores mercados e encontrar os leads certos. Para usá-lo, basta você acessar o site do Farejador de Leads Grátis.
Como diria Ana Maria Braga, a Econodata literalmente soltou os cachorros no RD Summit 2023 e movimentou o mercado de geração de leads 🙂
Novidade no RD Summit 2023: gerar leads enquanto navega pelo Chrome
É isso mesmo que você leu! Durante o evento, a Econodata anunciou a mais nova funcionalidade da sua plataforma. Estamos falando da extensão Farejador de Leads para o Google Chrome.
Uma vez instalada no navegador, este gerador de leads permite que um vendedor:
- Acesse, de forma ágil, os dados dos leads na plataforma Econodata;
- Consulte informações sempre atualizadas de empresas;
- Aumente a eficiência do seu processo de prospecção.
A ideia é facilitar o acesso a informações estratégicas das empresas que o vendedor deseja prospectar, com apenas alguns cliques.
Isso ajuda a fortalecer o papel consultivo que o vendedor precisa assumir e mostra como a inteligência artificial pode ser uma grande aliada, em vez de uma ameaça, para o trabalho desses profissionais.
Como vender (muito) para o seu Cliente Ideal em 2024
Com este tema, a apresentação do CEO da Econodata, Paulo Krieser, bateu recorde de público no espaço Business Fair, com a presença de 400 profissionais sedentos por informação atualizada e confiável.
Talvez o título um tanto quanto sedutor da palestra tenha atraído muitas pessoas, mas Krieser conseguiu entregar na prática bastante conteúdo para superar as expectativas criadas em um primeiro momento.
O executivo começou a sua apresentação ressaltando que a nossa essência está intimamente ligada à área de vendas.
Em seguida, Krieser ressaltou também que, apesar de todo buzz e importância sobre o tema inteligência artificial, iria focar sua palestra na relevância que a inteligência humana ainda exerce no processo de construção e transformação das estratégias de prospecção e vendas B2B.
Nos 40 minutos restantes, ele realmente foi além: compartilhou, sem cortes, os segredos que fizeram a Econodata crescer o seu volume de vendas em 130% no último ano.
#CONTEÚDO BÔNUS: Assista a gravação completa da palestra de Paulo Krieser no palco Business Fair. Acesse este link e siga as instruções.
Dentre os segredos, podemos destacar a inspiração no exemplo dado pelo novo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, que decidiu ir para a linha de frente do negócio e passou alguns meses tendo a experiência de ser um motorista do seu próprio aplicativo.
E esses aprendizados foram compartilhados logo em seguida na apresentação – e que você tem acesso por aqui também:
- Você precisa de dados assertivos para fazer uma boa prospecção;
- Cold call não está morto. Nem cold e-mail;
- Ter o nome do decisor faz toda a diferença;
- Você consegue sim falar com o decisor;
- Passar a bola redonda para o Closer, preenchendo corretamente o CRM;
- Vá até ouvir o SIM ou o NÃO, a pior coisa do mundo é receber um TALVEZ, que deixa sua negociação cada vez mais incerta.
Um dos grandes acertos da palestra de Krieser foi compartilhar com o público um compilado dos principais estudos de mercado que comprovam a importância do uso de dados para a tomada de decisões. São eles:
- 70% da sua base de dados fica desatualizada todo ano (Econodata);
- 30% dos vendedores que estavam com o telefone errado foram mal tratados (Forbes);
- 2/3 do tempo dos vendedores é dedicado a atividades não relacionadas à venda (Gartner);
- Para 42% dos vendedores, a prospecção é considerada o momento mais difícil quando o assunto é processo de vendas. (HubSpot)
- SDRs gastam 440 horas por ano buscando conteúdo sobre os prospects. (Sales Hacker)
Outro ponto abordado pelo executivo foi a importância de analisar o Perfil de Cliente Ideal (ICP) do seu negócio, usando dados segmentados e traçando seu Total Addressable Market (TAM).
Mas este assunto vale um bloco de conteúdo específico, pois ele também foi abordado por outros palestrantes do evento. Prepare-se para muita informação especializada que publicamos neste link daqui. Boa leitura 😉