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RD Summit 2023 reforça o papel estratégico do vendedor B2B – Parte 1

Se alguém ainda tinha alguma dúvida, nada melhor do que os números para convencer definitivamente os mais céticos. Com eles apurados e em mãos, podemos afirmar que o RD Summit 2023 realmente se tornou o maior encontro de marketing, vendas e inovação da América Latina.

Para se ter uma ideia, entre os dias 8 e 10 de novembro, o evento conseguiu:

  • Bater recorde de público, com a presença de mais de 20 mil participantes;
  • Contar com a expressiva participação de decisores, sendo este público 63% do total presente ao evento;
  • Reunir mais de 110 palestrantes divididos em 9 trilhas temáticas de conteúdo;
  • Produzir mais de 90 horas de conteúdos;
  • Esgotar as vendas de cotas de patrocínio reunindo mais de 150 marcas, algumas delas com estandes imponentes na Feira de Negócios.

Participamos do RD Summit 2023 como patrocinadores e neste artigo vamos compartilhar as principais novidades sobre prospecção e vendas B2B discutidas durante o evento.

Prepare-se para ver como o uso de dados, inteligência artificial, ICP e outros temas estão transformando a forma como trabalhamos o funil de vendas. Reserve alguns minutos do seu dia, pois há muito para refletir e implementar em sua rotina profissional. Vamos lá!

Econodog, o melhor amigo do vendedor B2B

Quem disse que o RD Summit não era pet-friendly? O Econodog, o melhor amigo do vendedor B2B, foi a grande novidade trazida pela Econodata, única plataforma de dados para prospecção oficialmente presente, e rapidamente se tornou um dos queridinhos do evento.

Rafaella Moraes levou para casa a versão em pelúcia do Econodog

Quem visitou o estande da empresa, reconhecida pelas mais diversas premiações do mercado brasileiro como a melhor plataforma de inteligência em prospecção B2B, teve a chance de levar o Econodog, em versão pelúcia, para casa.

Mascote Hostgator
Até o famoso mascote da HostGator veio fazer amizade com o Econodog, destaque no RD Summit 2023

Adestrado pelos mais modernos algoritmos de inteligência artificial, este bravo cão nasceu com o conceito de ajudar profissionais de marketing e vendas B2B a farejar os melhores mercados e encontrar os leads certos. Para usá-lo, basta você acessar o site do Farejador de Leads Grátis.

Como diria Ana Maria Braga, a Econodata literalmente soltou os cachorros no RD Summit 2023 e movimentou o mercado de geração de leads 🙂

Veja como Toddy ajudou nossa equipe de Marketing a criar o Econodog

Novidade no RD Summit 2023: gerar leads enquanto navega pelo Chrome

É isso mesmo que você leu! Durante o evento, a Econodata anunciou a mais nova funcionalidade da sua plataforma. Estamos falando da extensão Farejador de Leads para o Google Chrome

Uma vez instalada no navegador, este gerador de leads permite que um vendedor:

  • Acesse, de forma ágil, os dados dos leads na plataforma Econodata;
  • Consulte informações sempre atualizadas de empresas;
  • Aumente a eficiência do seu processo de prospecção.

A ideia é facilitar o acesso a informações estratégicas das empresas que o vendedor deseja prospectar, com apenas alguns cliques.

Isso ajuda a fortalecer o papel consultivo que o vendedor precisa assumir e mostra como a inteligência artificial pode ser uma grande aliada, em vez de uma ameaça, para o trabalho desses profissionais.

Como vender (muito) para o seu Cliente Ideal em 2024

Com este tema, a apresentação do CEO da Econodata, Paulo Krieser, bateu recorde de público no espaço Business Fair, com a presença de 400 profissionais sedentos por informação atualizada e confiável.

Paulo Krieser no palco do RD Summit 2023
Paulo Krieser, CEO da Econodata, no palco Business Fair do RD Summit 2023

Talvez o título um tanto quanto sedutor da palestra tenha atraído muitas pessoas, mas Krieser conseguiu entregar na prática bastante conteúdo para superar as expectativas criadas em um primeiro momento.

O executivo começou a sua apresentação ressaltando que a nossa essência está intimamente ligada à área de vendas.

Só existe uma profissão no mundo: vendedor. Estamos vendendo o tempo inteiro, não adianta. Faz parte do ser humano trabalhar com vendas. Por exemplo: funcionário de qualquer empresa está vendendo e entregando o seu trabalho para essa empresa. O programador, que fica mais no back-end da empresa, ele está vendendo o seu software, o seu código-fonte para uma empresa também. O próprio médico precisa ser conhecido no mercado de trabalho. Precisa ser conhecido pelos pacientes, para atrair eles a marcarem consultas. Então, é certo afirmar que todo mundo é vendedor”.

paulo krieser

Um #spoiler da gravação da palestra de Paulo Krieser no RD Summit 2023

Em seguida, Krieser ressaltou também que, apesar de todo buzz e importância sobre o tema inteligência artificial, iria focar sua palestra na relevância que a inteligência humana ainda exerce no processo de construção e transformação das estratégias de prospecção e vendas B2B.

Nos 40 minutos restantes, ele realmente foi além: compartilhou, sem cortes, os segredos que fizeram a Econodata crescer o seu volume de vendas em 130% no último ano.

#CONTEÚDO BÔNUS: Assista a gravação completa da palestra de Paulo Krieser no palco Business Fair. Acesse este link e siga as instruções.

Dentre os segredos, podemos destacar a inspiração no exemplo dado pelo novo CEO da Uber, Dara Khosrowshahi, que decidiu ir para a linha de frente do negócio e passou alguns meses tendo a experiência de ser um motorista do seu próprio aplicativo.

Exemplo do CEO da Uber

“Por 3 meses e durante duas horas por dia, firmei o compromisso de pegar o telefone para prospectar determinadas empresas, fazendo a prospecção outbound de raiz. Vivi na pele a experiência que nosso time de vendas passa todos os dias. Foi uma experiência inesquecível e que gerou valiosos aprendizados”, ressaltou.

PAULO KRIESER

E esses aprendizados foram compartilhados logo em seguida na apresentação – e que você tem acesso por aqui também:

  • Você precisa de dados assertivos para fazer uma boa prospecção;
  • Cold call não está morto. Nem cold e-mail;
  • Ter o nome do decisor faz toda a diferença;
  • Você consegue sim falar com o decisor;
  • Passar a bola redonda para o Closer, preenchendo corretamente o CRM;
  • Vá até ouvir o SIM ou o NÃO, a pior coisa do mundo é receber um TALVEZ, que deixa sua negociação cada vez mais incerta.

Aprendizados de Krieser após ir para linha de frente do comercial
Aprendizados de Paulo Krieser após ir para linha de frente do comercial

Um dos grandes acertos da palestra de Krieser foi compartilhar com o público um compilado dos principais estudos de mercado que comprovam a importância do uso de dados para a tomada de decisões. São eles:

  • 70% da sua base de dados fica desatualizada todo ano (Econodata);
  • 30% dos vendedores que estavam com o telefone errado foram mal tratados (Forbes);
  • 2/3 do tempo dos vendedores é dedicado a atividades não relacionadas à venda (Gartner);
  • Para 42% dos vendedores, a prospecção é considerada o momento mais difícil quando o assunto é processo de vendas. (HubSpot)
  • SDRs gastam 440 horas por ano buscando conteúdo sobre os prospects. (Sales Hacker)

Outro ponto abordado pelo executivo foi a importância de analisar o Perfil de Cliente Ideal (ICP) do seu negócio, usando dados segmentados e traçando seu Total Addressable Market (TAM)

Exemplo de TAM - Total Addressable Market
Exemplo de TAM – Total Addressable Market feito com dados gerados pela plataforma Econodata

Mas este assunto vale um bloco de conteúdo específico, pois ele também foi abordado por outros palestrantes do evento. Prepare-se para muita informação especializada que publicamos neste link daqui. Boa leitura 😉